GRAMADO/RIO
GRANDE DO SUL - BRASIL - Com todos os espaços comercializados, feira supera 65
destinos internacionais e contará com cerca de 2.700 marcas iniciando um novo
ciclo de transformações, a 31ª Feira Internacional de Turismo de Gramado
(FESTURIS) acontece de 7 a 10 de novembro, no Serra Park. Neste ano a feira
abrirá uma hora mais cedo, funcionando das 13h às 20h. Desta forma, os
participantes terão mais tempo para realizar negócios. O lançamento de dois
novos espaços e a qualificação dos profissionais do trade estão entre as
prioridades desta edição, que levanta bandeiras como a sustentabilidade e a
inclusão. (Foto acima: Diretores do FESTURIS Eduardo Zorzanello e Marta Rossi).
A programação inicia com a Solenidade de
Abertura realizada na quinta-feira (7), às 20h, no Palácio dos Festivais, onde
também haverá a entrega do troféu “Amigos do FESTURIS”. Na sequência os
participantes credenciados são convidados para a Festa Oficial oferecida pela REDETUR
e parceiros, que inicia às 22h, na Sociedade Recreio Gramadense. Na sexta-feira
(8) a programação direciona seu foco totalmente ao conteúdo e aos negócios.
Na abertura da feira, às 13h, os
participantes poderão vivenciar o ritual da oferenda da grande lamparina,
crença tibetana que inspira e desperta os bons pensamentos, emoções e clareza
interior - fatores essenciais para os bons negócios. A lamparina será acesa na
abertura com a colaboração dos participantes e mantida assim até o final da
feira, integrando o Espaço Cultural e Religioso.
Crescimento
O FESTURIS contabiliza um crescimento médio
de 5% na área de expositores nesta edição. São cerca de 2.700 marcas expostas e
uma expectativa de 17 mil participantes durante a feira, incluindo mais de 10
mil profissionais do trade. Apenas na montagem e preparação do evento estão
envolvidas cerca de 1.200 pessoas. A internacionalização também continua sendo
uma das características do evento, que novamente supera os 65 destinos
internacionais.
Ao longo de suas três décadas, o FESTURIS se
consolidou como a melhor feira de negócios turísticos e viagens da América do
Sul. Em 2018 foram mais de R$ 300 milhões em negócios gerados e R$ 17 milhões
de impacto na economia local. Nesta edição também houve um aumento considerável
na participação de outros setores do mercado turístico, especialmente da
hotelaria.
“Além da forte representação internacional,
temos um incremento nos Estados com estandes próprios e a participação da
hotelaria triplicou em relação à última edição. Muitos destinos nacionais e
municípios também estão começando a trabalhar individualmente suas marcas. Isso
mostra um otimismo na economia, indicando que teremos um cenário fértil para a
geração de negócios”, destaca o CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello.
Lançamento de
tendências e compromisso com a profissionalização
Para continuar crescendo, o FESTURIS
acompanha as tendências do mercado, lança dois novos espaços e reformula outros
segmentos nesta edição. Especializado em casamentos e luas de mel, o Wedding
foi totalmente comercializado com dois
meses de antecedência, comprovando o sucesso da aposta. Já o Termalismo e
Bem-Estar, voltado para os benefícios das águas termais, inicia como um projeto
piloto e promete vir com ainda mais força na próxima edição.
Reformulado, o Mice & Experience
contabilizou um crescimento de 10% e aumenta sua aposta no turismo corporativo
e na inovação. O LGBT também muda seu conceito e pretende explorar o potencial
do segmento no mercado turístico, ocupando agora a área internacional. Outra
novidade é uma versão pocket do Festival da Gastronomia, oferecendo opções de
alimentação com a temática da Itália - oportunidade para os participantes
realizarem suas refeições dentro da feira.
Sempre conectado com as evoluções
tecnológicas, o evento está lançando o novo App FESTURIS, ferramenta disponível
a participantes e expositores para otimizar o tempo e aumentar a produtividade
durante a feira. Outro benefício voltado à geração de negócios é o Buyers Club,
sistema de agendamento de reuniões que continua sendo um diferencial da feira.
O FESTURIS também renova seu compromisso com
a capacitação do profissional de turismo, diante de um mercado cada vez mais
exigente. “No setor de feiras e eventos, somos nós quem ditamos as tendências.
Para quem busca conhecer as tendências e estar conectado com o mercado
internacional, participar do FESTURIS é fundamental”, salienta a CEO do evento,
Marta Rossi.
Mais
informações sobre o evento e programação completa no site: www.festurisgramado.com.
Fotos:
Divulgação/FESTURIS.
Jornalista |
Assessor de Imprensa
Gustavo Bauer
55 (54)
3286.3313 / (54) 99187.8585
gustavo@rossiezorzanello.com.br
www.festurisgramado.com
Comentários
Postar um comentário