Pular para o conteúdo principal

Eduardo Leite assina lei que declara FENADOCE como Patrimônio Estadual



PELOTAS/RIO GRANDE DO SUL - BRASIL - O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assinou nesta quarta-feira, 04 de setembro, a lei que torna a Feira Nacional do Doce (FENADOCE) um Patrimônio Histórico e Cultural do Estado. Agora, a feira é reconhecida oficialmente pela Assembléia Legislativa e por todos os gaúchos pela sua importância histórica, cultural, turística e econômica.


 A assinatura aconteceu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença dos gestores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), Ênio Lopes e Everson Wendt, além da Produtora Cultural da CDL, Adriane Silveira, a Presidente e a Vice-Presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Simone Bica e Luciana Silveira da Silva, a corte 2019 com a rainha Kaiana Spiering e princesas Carolina Ávila e Kathlen Iandra Silva Prestes, entre outras autoridades.

O projeto

O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Luiz Henrique Viana, que fez uma defesa histórica da FENADOCE no texto proposto à Assembléia. Ele destacou a força cultural da tradição doceira, principalmente por unir etnias diversificadas, como a africana, portuguesa, alemã, entre outras. Em sua fala, durante a assinatura, nessa quarta, Viana relembrou que a feira nasceu com o apoio do próprio poder público e agora é de responsabilidade da CDL Pelotas, que cumpre bem o seu papel. “A importância e reconhecimento da FENADOCE já é uma realidade, hoje estamos apenas formalizando tudo isso”, afirmou o deputado, que se destaca pelos projetos que apóiam a região sul do Estado.

Após a assinatura da lei, o governador Eduardo Leite disse que o ato é uma forma de reafirmar o quanto o poder público sabe da importância da FENADOCE para estado. “Isso auxilia em uma melhor captação de recursos, pois aumenta o espaço em mídia e no calendário gaúcho, potencializando toda a feira e a região”, ressaltou Leite.

O gestor da CDL, Ênio Lopes, falou que a população gaúcha já reconhece a FENADOCE como um patrimônio. “Esse momento de hoje é algo muito natural e já esperado. A valorização da feira pelo governo estadual já acontece anualmente, sendo um parceiro fundamental na sua realização”, declarou ele na ocasião.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, representou a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Ele lembrou que este ano a FENADOCE bateu mais um recorde de excursões e que esta lei potencializa ainda mais o turismo e a economia. Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura o Presidente do SECOVI Zona Sul RS, Sérgio Cogoy, e o Presidente do Centro das Indústrias de Pelotas, Amadeu Pedroso Fernandes.

Visitantes

A FENADOCE 2019 recebeu 246 mil visitantes e contabilizou um volume de mais de 1,3 milhão de doces vendidos. A feira recebeu ainda mais de 900 excursões de todo o país e até mesmo de países vizinhos, além de promover a visita de crianças de escolas da rede pública da região, recebendo mais de 45 mil alunos.



Site: www.fenadoce.com.br
Facebook: www.facebook.com/fenadoce

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tatiane Mizetti (CONRERP/4ª 2820) –
Grazieli Gotardo – assessoria@reversocomunicacao.com.br
CONRERP PJ116 - 51-3398-7958 / 51-99162-0568
-->
www.reversocomunicacao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Então é Natal!

  P ORTO ALEGRE/RS -É assim que começa uma música muito tocada nesta época e aproveito o título para fazer uma pequena reflexão sobre o Natal. Para muitos é a celebração do nascimento de Jesus , o Salvador, para outros uma época de dar e receber presentes, para a maioria é tempo de comemorar, reunir família, amigos e dividir momentos felizes.