Pular para o conteúdo principal

A importância do turismo para Porto Alegre por Carlos Henrique Schmidt

PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL – O turismo é uma das atividades que mais movimenta a economia de um país. De acordo com dados divulgados pelo governo federal, a área foi responsável pela injeção de US$ 163 bilhões no Brasil no último ano. Apesar de ser uma atividade tão importante para economia, o segmento não é valorizado à altura quando analisamos o Rio Grande do Sul e, especialmente, a Capital Gaúcha.

Porto Alegre é uma cidade totalmente capaz de oferecer aos turistas inúmeras atividades, porém ainda é pouco explorada pelos viajantes – não por culpa deles, diga-se de passagem. Faltam investimentos em questões simples, como a sinalização ampla de pontos turísticos e monumentos, baixo incentivo a ações que atraiam os visitantes à cidade. Às vésperas de eventos de grande porte, como a Copa América de 2019, este sentimento é ainda mais latente: o que está sendo feito pelo nosso turismo.
Estamos falando de um setor que depende inteiramente do crescimento da cidade, principalmente em infraestrutura e serviços. Para obter resultados positivos, devemos manter a cabeça erguida e continuar lutando pelo incentivo nesta área: propor, cobrar, fiscalizar e aguçar ações diretas.
Nossa Capital precisa de um novo desfecho para o turismo. Fomentar projetos que alavanquem a área, principalmente no setor hoteleiro e gastronômico da cidade. Não há dúvidas de que Porto Alegre ainda tem muito a oferecer. Precisamos apenas enfrentar as adversidades econômicas, compreender o desafio que é empreender no Brasil e valorizar o turismo em nossas terras. É preciso entender que nossos esforços podem gerar um futuro melhor e mais positivo para a nossa cidade.
* Carlos Henrique Schmidt é conselheiro da Rede Plaza de Hotéis e presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.