Pular para o conteúdo principal

Oktober de Igrejinha incentiva preservação da cultura germânica com escolha do Bubchen e Mädchen



IGREJINHA/ RIO GRANDE DO SUL – Falta pouco para a corte oficial da 32ª Oktoberfest de Igrejinha ficar completa: no sábado (25 de maio), em meio às atividades da Feira do Livro do município, foram escolhidas as novas crianças que representarão a turma infantil na festividade de outubro. Brayan da Silva Sander, 8 anos, é o Bubchen, e Bianca de Oliveira, 9, a Mädchen. Os dois se juntam ao trio de soberanas e à Seniorin (rainha da terceira idade), que será eleita no dia 8 de junho, compondo a corte oficial da Oktoberfest.

Brincalhões e espertos, os dois novos integrantes da corte cultivam o amor pela Oktoberfest, o que os motivou a participar do concurso. Ambos não seguraram as lágrimas após o anúncio oficial, e reforçaram a expectativa de fazer muita festa durante o dia dedicado às crianças na Oktober, o Kindertag, recepcionando os amigos e colegas. Brayan é aluno da escola Luterana Redentor e Bianca estuda na escola Vila Nova. O incentivo dos pais foi mencionado como importante para a participação no concurso, que Brayan encarou pela primeira vez e Bianca pela terceira.
Orgulho em divulgar a cultura alemã
O presidente da AMIFEST (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha), Ezequiel Stein, destacou que, além de embelezar a corte oficial, o Bubchen e a Mädchen são a garantia da preservação das tradições germânicas. Reforçou o orgulho de cada igrejinhense em usar o traje típico, divulgar a gastronomia e os costumes alemães. “Todas as crianças são muito incentivadas na preservação dessa cultura e na busca deste sonho, e a AMIFEST cada vez mais busca alternativas para promover as tradições germânicas”, enfatizou Stein.
Os 24 concorrentes (12 meninas e 12 meninos) realizaram, durante o concurso, uma apresentação que envolveu dança, oratória e desfile. Como prêmio, ganharam traje típico e bicicleta. Todas as crianças participantes foram contempladas com tíquetes para o parque de diversões durante a Oktoberfest. Desde 29 de abril, os candidatos participaram de atividades de preparação, com aulas sobre a história do município e da festa, dança e cultura alemã, oratória e, também, um passeio pelos pontos mais representativos de Igrejinha.
Sobre a Oktoberfest de Igrejinha
Desde 1988 a comunidade de Igrejinha, cidade localizada a 90 quilômetros da capital Porto Alegre, realiza sua Oktoberfest. Três mil voluntários, da cidade e região, trabalham para celebrar a cultura germânica através de shows musicais, gastronomia tradicional, produtos coloniais, chope, jogos germânicos, mostras culturais, desfiles e bandinhas típicas. Em 2019, a festa realiza sua 32ª edição, de 18 a 27 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings. Informações em www.oktoberfest.org.br.
Foto 1: Brayan da Silva Sander, 8 anos, é o Bubchen, e Bianca de Oliveira, 9, a Mädchen. 
Juliano Arnold
Foto 2: Diretoria e Corte da 32ª Okotber de Igrejinha 
Juliano Arnold
Melissa Hugentobler
www.pautaassessoria.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.