BRASILIA/DISTRITO
FEDERAL - BRASIL - Necessidade da transformação da EMBRATUR em agência também
marcou a primeira reunião anual do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes
Estaduais de Turismo. (Legenda da foto acima: Ministro do Turismo apresenta ações do setor ao
lado de secretários de estado e do presidente da EMBRATUR, Leônidas Oliveira -
Foto: Roberto Castro/MTur).
A EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo)
esteve, nesta quarta-feira (08), no primeiro encontro de 2019 do FORNATUR
(Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), que reuniu
na cidade de Goiânia secretários de 21 estados brasileiros, além de convidados
do trade turístico nacional. Na reunião, o presidente da EMBRATUR, Leônidas
Oliveira, apresentou uma proposta de um novo plano de divulgação do Brasil no
exterior, que tem como principal ponto o trabalho em parceria com os estados e
municípios brasileiros.
Estratégias
A partir desta atuação em conjunto, serão
traçadas as estratégias adequadas para a divulgação dos principais produtos
turísticos brasileiros no exterior. O encontro contou com a presença do
ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, dos secretários nacionais Aluizer
Malab, Robson Napier e Bob Santos. O secretário de Turismo do Maranhão, Hugo
Veiga, presidiu o encontro.
Questões
destacadas
Uma
das questões destacadas por Oliveira em sua fala é que “o Brasil precisa focar
em inovação e numa maior convergência de sua imagem externa, em contraponto a
uma visível fragmentação de estratégias entre estados e municípios em suas
formas de divulgar o país, o que há anos resulta numa estagnação do turismo
brasileiro”. “Como exemplo dessa inoperância, constata-se que desde 2010 foram
gastos mais de R$ 1 bilhão em promoção internacional do Brasil, sendo que
efetivamente cresceu muito pouco a entrada de visitantes estrangeiros,
estagnada na casa dos 6 milhões a cada ano”, completou o presidente da EMBRATUR.
Para mudar o
panorama
Para mudar esse panorama e colocar o Brasil
na rota do crescimento e do desenvolvimento através do turismo, Leônidas
Oliveira reforçou que “o Brasil precisa se conhecer, os órgãos de turismo, o
trade e o mercado precisam trabalhar juntos para colocarmos o País em uma linha
de crescimento econômico por meio do turismo. Precisamos ter claramente a
resposta de que Brasil queremos mostrar, e para isso convoquei os estados a
trabalharmos juntos em um novo plano de promoção internacional do país”.
Além
desse plano de trabalho, foi destacada tanto pelo Ministro Marcelo Álvaro
Antônio, quanto pelo presidente da EMBRATUR, Leônidas Oliveira, a importância
da transformação da autarquia em agência, o que, segundo ambos, dará mais
celeridade nas negociações e possibilidades de participação mais efetiva do
executivo federal na busca por parcerias, investimentos e trabalhar com
assertividade o turismo brasileiro no mercado externo.
FONTE; Assessoria
de Comunicação da EMBRATUR
www.embratur.gov.br
www.twitter.com/Embraturnews
www.facebook.com/EmbraturBrasil
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2023-8529/8528
Foto: Roberto
Castro/MTur
e Pablo
Peixoto/EMBRATUR
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