Pular para o conteúdo principal

EMBRATUR apresenta plano de promoção internacional em reunião do FORNATUR



BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - BRASIL - Necessidade da transformação da EMBRATUR em agência também marcou a primeira reunião anual do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo. (Legenda da foto acima: Ministro do Turismo apresenta ações do setor ao lado de secretários de estado e do presidente da EMBRATUR, Leônidas Oliveira - Foto: Roberto Castro/MTur).


A EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) esteve, nesta quarta-feira (08), no primeiro encontro de 2019 do FORNATUR (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), que reuniu na cidade de Goiânia secretários de 21 estados brasileiros, além de convidados do trade turístico nacional. Na reunião, o presidente da EMBRATUR, Leônidas Oliveira, apresentou uma proposta de um novo plano de divulgação do Brasil no exterior, que tem como principal ponto o trabalho em parceria com os estados e municípios brasileiros.

Estratégias

A partir desta atuação em conjunto, serão traçadas as estratégias adequadas para a divulgação dos principais produtos turísticos brasileiros no exterior. O encontro contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, dos secretários nacionais Aluizer Malab, Robson Napier e Bob Santos. O secretário de Turismo do Maranhão, Hugo Veiga, presidiu o encontro.

Questões destacadas

 Uma das questões destacadas por Oliveira em sua fala é que “o Brasil precisa focar em inovação e numa maior convergência de sua imagem externa, em contraponto a uma visível fragmentação de estratégias entre estados e municípios em suas formas de divulgar o país, o que há anos resulta numa estagnação do turismo brasileiro”. “Como exemplo dessa inoperância, constata-se que desde 2010 foram gastos mais de R$ 1 bilhão em promoção internacional do Brasil, sendo que efetivamente cresceu muito pouco a entrada de visitantes estrangeiros, estagnada na casa dos 6 milhões a cada ano”, completou o presidente da EMBRATUR.

Para mudar o panorama



Para mudar esse panorama e colocar o Brasil na rota do crescimento e do desenvolvimento através do turismo, Leônidas Oliveira reforçou que “o Brasil precisa se conhecer, os órgãos de turismo, o trade e o mercado precisam trabalhar juntos para colocarmos o País em uma linha de crescimento econômico por meio do turismo. Precisamos ter claramente a resposta de que Brasil queremos mostrar, e para isso convoquei os estados a trabalharmos juntos em um novo plano de promoção internacional do país”.

 Além desse plano de trabalho, foi destacada tanto pelo Ministro Marcelo Álvaro Antônio, quanto pelo presidente da EMBRATUR, Leônidas Oliveira, a importância da transformação da autarquia em agência, o que, segundo ambos, dará mais celeridade nas negociações e possibilidades de participação mais efetiva do executivo federal na busca por parcerias, investimentos e trabalhar com assertividade o turismo brasileiro no mercado externo.

FONTE; Assessoria de Comunicação da EMBRATUR
www.embratur.gov.br 
www.twitter.com/Embraturnews
www.facebook.com/EmbraturBrasil
(61) 2023-8529/8528

Foto: Roberto Castro/MTur
e Pablo Peixoto/EMBRATUR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.