BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - BRASIL - A
EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) encerrou no dia 10, sua participação
na ITB Berlin 2019. Foram diversas agendas com empresas aéreas, operadores de
viagens, empresas de tecnologia e entidades internacionais como a UNESCO e
Organização Mundial do Turismo (OMT), além de um grande palco para promoção da
cultura, gastronomia e belezas naturais brasileiras.(FOTO
ACIMA - Estande da
EMBRATUR na ITB Berlin 2019).
A feira alemã é
a maior do setor de turismo no mundo, e, neste ano, contou com a participação
de mais de 10 mil expositores. A expectativa dos organizadores é de que pelo
menos 160 mil pessoas tenham passado pelos pavilhões durante os cinco dias de
evento.
A participação
brasileira também fez bonito: foram 33 co-expositores de destinos brasileiros,
meios de hospedagens, agências de viagem e operadoras de turismo.
Excelente
plataforma de negócios
"Mais que
um dos maiores eventos de turismo do mundo, a ITB é uma excelente plataforma de
negócios, relacionamento e intercâmbio de experiência que acelera a curva de
aprendizado dos países participantes. Marcar presença nestes momentos é
fundamental para colocar o Brasil no mapa do turismo mundial", celebra o Ministro
do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
"A ITB de
2019 alcançou o objetivo que almejávamos, com um trabalho de equipe, em
parceria com o Ministério do Turismo, com os operadores de turismo e destinos
que estiveram como coexpositores na feira, gerando bons negócios e mostrando a
capacidade de fazer turismo do nosso País", comemora a presidente da EMBRATUR,
Teté Bezerra.
Equipe da EMBRATUR em reuniões durante a feira em
Berlim
Durante o
evento, a EMBRATUR alinhou, ainda, junto à Organização Mundial de Turismo, a
realização de um evento internacional que contará com a participação de órgãos
de turismo de toda a América Latina. Será no Rio de Janeiro, nos dias 2 e 3 de
dezembro. "Vamos reunir os profissionais dos países latino-americanos para
falar da evolução da promoção turística internacional, como podemos
potencializar o turismo em nosso continente e, dessa forma, gerar mais renda e
desenvolvimento para a nossa região", finalizou a presidente da EMBRATUR.
"Tratamos de parcerias com empresas aéreas,
institutos e entidades internacionais, a fim de promover e fortalecer o turismo
e a imagem do país frente ao mundo. Foi uma semana de trabalho muito
proveitosa", pontuou Leônidas de Oliveira, diretor de Gestão Interna da
EMBRATUR.
O Secretário de
Turismo do Pará, André Dias, frisou que o Brasil "têm belezas naturais,
riquezas culturais e, por isso, precisamos estar presentes nesses eventos
internacionais. Para realizar este trabalho, o apoio da EMBRATUR é fundamental
nesse processo". O governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel,
complementou: "a EMBRATUR faz um trabalho maravilhoso de promoção do
Brasil todo no exterior, e o Rio, que é um cartão postal brasileiro, sempre tem
um lugar de destaque por onde o Instituto atua".
em reunião com
representante estadual
Mais sobre a
EMBRATUR na ITB
A EMBRATUR
promoveu um encontro com a UNESCO, no dia 8 de março, para avaliar um projeto
de gerenciamento e divulgação internacional com profissionais especializados no
desenvolvimento de trabalhos relacionados aos patrimônios culturais e naturais
ao redor do mundo. Faz parte também das metas prioritárias dos primeiros 100
dias do governo federal a promoção e a gestão compartilhada destes atrativos
brasileiros.
Esta pauta
conta também com a instituição da Política Nacional de Gestão Turística dos
Patrimônios Mundiais, um trabalho conjunto interministerial entre os
ministérios da Cidadania e do Turismo, além da EMBRATUR e do Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como um pilar para
conscientização social sobre a importância da proteção destes locais, bem como
a evolução do turismo nacional, trabalhando de uma maneira sustentável.
Na sequência de 2019, a meta da EMBRATUR é alinhar com
a UNESCO um evento com o trade brasileiro para fomentar, junto aos destinos, a
implantação deste importante projeto para cultura e para o turismo nacionais.
Presidente da EMBRATUR, Teté Bezerra, e dirigentes do
Rio de Janeiro,
o governador e o secretário de Turismo
Em Berlim, também no estande da EMBRATUR, as
secretarias de turismo de estados como Rio de Janeiro, Pará e Bahia estiveram
em contato com as companhias aéreas, aproveitando o ambiente da feira para
atrair estas empresas e garantir mais desembarques em seus aeroportos.
Em busca da
ampliação de rotas rumo ao Brasil, a EMBRATUR realizou durante a feira uma
série de reuniões com empresas aéreas, como o Grupo Lufthansa, a LATAM e a
Condor, que já realizam voos diretos do país germânico. E a IBERIA, companhia
aérea espanhola, lançou duas novas frequências semanais, que saem de Madri com
destino ao Rio de Janeiro. Dessa forma, são pelo menos 20 mil assentos a mais,
disponíveis anualmente para os turistas internacionais desembarcarem no Brasil
e conhecerem a cidade maravilhosa.
E, para o ecoturismo brasileiro, a boa notícia é que o
Brasil sediará novamente a Adventure-NEXT América Latina, um dos principais
eventos de relacionamento e promoção do segmento no mundo, nesta categoria.
O acordo foi fechado no estande da EMBRATUR na feira
com a presença da presidente da EMBRATUR, Teté Bezerra; do governador do Rio de
Janeiro, Wilson Witzel, e dos diretores da Adventure Travel Trade Association
(ATTA), Gabriella Stowell e Gustavo Timo. O evento, que acontecerá pela
primeira vez em terras cariocas, será em novembro deste ano.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA EMBRATUR
www.embratur.gov.br
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