Pular para o conteúdo principal

FITUR 2019 abre temporada de feiras internacionais



MADRID/ESPANHA Uma das maiores feiras de turismo da Europa e a maior do mundo em público, com participação média de mais de 250 mil pessoas em cinco dias, a Feira Internacional de Turismo (FITUR) de Madrid, na Espanha, foi aberta oficialmente na quarta-feira, 23. Em sua 39ª edição, a FITUR se estenderá até o próximo dia 27, domingo, e traz como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e sustentabilidade na indústria do turismo.


A EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) participa da feira com um estande de 24 coexpositores, entre estados, redes hoteleiras, companhias aéreas, operadoras e agências de turismo. Representando o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a presidente da EMBRATUR, Teté Bezerra, participou no dia 22, de uma solenidade com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, no Museu do Prado. Hoje, pela manhã, foi recebida – junto com uma comitiva de ministros de vários países – pelo rei Filipe VI. Nos dois encontros, foi possível acompanhar o interesse real da Espanha em implementar negócios no Brasil em todas as áreas de investimento.

Proposta

“Nas conversas que tive, levei a proposta do Ministro Marcelo Álvaro Antônio em abrir cada vez mais o País, atraindo investimentos para o setor”, informou Teté Bezerra, lembrando do discurso do presidente Jair Bolsonaro em Davos, na Suíça, que foi bem recebido na FITUR, convidando o mundo a conhecer destinos como Pantanal, Amazônia, praias e demais cidades brasileiras. “Mostrou que o turismo entrou na pauta, virou política de Estado”, reforçou Teté. 

Segundo ela, tanto o Rei Filipe VI como o presidente Pedro Sánchez destacaram o momento de abertura econômica que vive o Brasil, lembrando que hoje todos os 10 maiores grupos econômicos espanhóis possuem investimentos no País. “Pelo que ambos disseram, a meta é aumentar essa participação e o turismo é uma opção importante, está no radar”, informou a presidente da EMBRATUR.  Atualmente, a Espanha ocupa a 12ª colocação entre os países emissores de turistas ao Brasil.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o governo brasileiro está trabalhando para acabar com barreiras históricas que atrapalham o desenvolvimento do setor, como a flexibilização de vistos, a ampliação da abertura de capital privado às companhias aéreas e a transformação da própria EMBRATUR em agência. “A FITUR, com os mais importantes players do setor no mundo, é o momento ideal para apresentarmos o Brasil como destino e oportunidade de investimento”, avaliou o Ministro, em nota sobre a FITUR.

Espanha

A Espanha é o segundo país do mundo que mais recebe turistas.  Em 2018, bateu o seu próprio recorde, atraindo mais de 82 milhões de turistas estrangeiros. Atualmente, o setor responde por 11% do PIB do país. A Organização Mundial do Turismo (OMT), agência oficial das Nações Unidas (ONU), informou crescimento de 6% no fluxo mundial de turistas que chegam aos países no ano passado, totalizando mais de 1,4 bilhão de pessoas. O crescimento desse fluxo nas Américas foi de 3%, representando 217 milhões de turistas. Para 2019, a estimativa é de um crescimento mundial de 3% a 4%. Dados da OMT apontam que estes crescimentos são associados à economia mundial mais forte, aumento na oferta de passagens aéreas mais baratas, mudanças tecnológicas e maior facilitação de vistos.

Fatores fundamentais

 Para o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvilli, esses fatores são fundamentais para o fomento do turismo. Entusiasta da proposta de se inserir cada vez mais a tecnologia nas promoções turísticas, Zurab destacou o lançamento do “hub de inovação do turismo” pela OMT e a empresa Globalia. “Através desse hub, ambas premiam projetos de startups que incentivem práticas sustentáveis de turismo e facilitem a vida de quem quer viajar. A era digital chegou para valer”, sustentou.

Abertura e parcerias

Representantes internacionais na abertura da FITUR Madrid 2019

As embaixadas brasileiras no exterior são cada vez mais ponto de apoio para a promoção do Brasil no exterior. No caso da Espanha, além do apoio às ações da EMBRATUR, o embaixador, Pompeo Neto, acompanhou os trabalhos como os realizados pela OMT e pelo governo espanhol, na véspera de abertura da FITUR. “Estamos empenhados em estreitar cada vez mais essa parceria de interesse mútuo dos países”, justificou o embaixador.

Além de Pompeo, participam das atividades da FITUR Madrid o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da EMBRATUR, Gilson Lira; o assessor técnico da EMBRATUR, Alisson Braga; além de representantes co- expositores do trade turístico brasileiro de cinco estados: Rio de Janeiro, Paraná (Foz Iguaçu), Alagoas, Amazonas e Pernambuco.

 Considerada um ponto de encontro global para os profissionais do turismo, a FITUR reuniu no ano passado 10.190 empresas expositoras de 165 países/regiões, 140.120 participantes do comércio e 110.860 pessoas do público em geral. “Vamos superar esse número este ano”, antecipou a ministra da Indústria, Comércio e Turismo da Espanha, Reyes Marato Illera.

 Segundo o diretor Gilson Lira, nesta edição, a FITUR dispõe de uma área específica para negócios do segmento Negócios e Eventos, chamada de FITUR MITM – MICE e Business, com a finalidade de expansão do convencional mercado B2B, que em 2018 atingiu 6.800 compromissos de negócios. É o padrão one-to-one. A FITUR traz ainda um espaço dedicado ao turismo de cinema. O objetivo é dar mais visibilidade às produções cinematográficas que apresentem destinos turísticos.

"Fundación Intermundial"

 A feira traz também em 2019, em conjunto com a "Fundacion Intermundial", o reconhecimento de empresas que trabalham para desenvolver e estimular a indústria, respeitando o meio ambiente, a economia e as comunidades locais. A ideia é premiar as empresas expositoras com o prêmio “Responsible Tourism Prize”, dividido nas categorias de “Hotel e Comércio de Catering”, “Transporte, Produtos e Serviços Turísticos”, “Destinos Turísticos”, e uma nova categoria, chamada de “Blogosfera”, destinado a reconhecer blog de notícias focado à sensibilização por práticas de turismo sustentável.

Foto 1 - Presidente da EMBRATUR, Teté Bezerra, e o rei Filipe VI.

Assessoria de Comunicação da EMBRATUR
www.embratur.gov.br 
61) 2023-8529/8528

Presidente da EMBRATUR, Teté Bezerra, representa o
Ministro do Turismo em encontros com o Rei Filipe VI
e o Presidente da Espanha, Juan Sanchez

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.