Pular para o conteúdo principal

EMBRATUR troca experiência com órgãos internacionais de turismo



BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL - BRASIL - A EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) segue com o objetivo de se reposicionar no mercado internacional e busca estratégias inovadoras de promoção para tornar o Brasil um destino cada vez mais competitivo. Para isso, encomendou um complexo trabalho de pesquisa e estudos à FGV (Fundação Getúlio Vargas) sobre, também, a elaboração de estratégias inovadoras para a promoção turística. 


Na quarta-feira (24), o corpo técnico do Instituto participou de um workshop promovido por André Coelho, representante da Fundação, que apresentou um panorama do trabalho desenvolvido por importantes DMOs (Destination Marketing Organization), que são agências de promoção. Neste contexto, esta etapa da pesquisa teve como objetivo realizar um estudo comparativo quanto ao modelo de gestão de destinos turísticos adotados por instituições internacionais. De acordo com o representante da FGV, foram analisados mais de 20 países, com foco nos mercados com êxito na promoção turística. 

Diferentes modelos de gestão

 O estudo pontuou os diferentes modelos de gestão dos DMOs, como a Brand USA, dos Estados Unidos; PROMPERÚ, no Peru, e demais países (Nova Zelândia, Argentina, Costa Rica, Colômbia, Chile, Alemanha, França e Espanha). São modelos mais flexíveis (mistos ou híbridos) e que podem potencializar os investimentos em promoção turística com a parceria público e privada. O trabalho de Benchmarking também analisou a atuação das representações de turismo espalhados pelo mundo. A meta é usar as informações como base para a criação de um plano de ação para o modelo de operação da EMBRATUR, cada vez mais moderno e atual.

As tendências globais

Segundo o assessor de Gestão Estratégica do Instituto, Rafael Felismino, a mudança no modelo de representação do turismo brasileiro no exterior e as demais ações da EMBRATUR devem seguir a tendência global de modernização do turismo. “A troca de experiências com os representantes internacionais do turismo beneficia, principalmente, os viajantes e consequentemente o fortalecimento do setor no País. Precisamos estar alinhados, repensar as nossas estratégias, adaptar e buscar um melhor modelo para consolidar de vez o Brasil no mercado internacional”, disse.  

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA EMBRATUR
www.embratur.gov.br
(61) 2023-8529/8528













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.