Pular para o conteúdo principal

Pesquisa mostra que gastronomia é importante para 89% dos turistas brasileiros


BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - A gastronomia nos últimos tempos se transformou na principal atração de milhares de turistas. Essa cultura tem despertado o interesse de diversas pessoas, independentemente de sua origem. A nova tendência expandiu-se na internet nos canais do YouTube. É impossível não concordar que a gastronomia é cultural, diversos turistas brasileiros viajam para conhecerem os mais de duzentos festivais que acontecem em todo o território brasileiro, alguns vão à procura de novas ideias, e outros por prazer.


A pesquisa mostra os festivais gastronômicos realizados todo mês de agosto pelas cidades de Tiradentes (MG), Joinville (SC) e Brotas (SP). O motivo das três cidades fazerem tal festival é para ampliar o número de turistas e dessa forma aumentar os lucros de seus negócios. A gastronomia é muito importante para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros, informação concedida pelo Ministério do Turismo. Além de oferecer lazer aos viajantes, traz grandes possibilidades de transações para os empreendedores do segmento.

A cidade de São Paulo, por exemplo, é uma das que conta a gastronomia mais rica, já que abriga restaurantes premiados de várias cozinhas, como italiana, francesa, alemã, suíça, japonesa, espanhola, mexicana e até escandinava, entre várias outras opções. De acordo com o Observatório de Turismo e Eventos da SP Turis, a cidade conta com mais de 15 mil restaurantes e 20 mil bares, ou seja, opções não faltam para aproveitar o que há de melhor na gastronomia.

A gastronomia e as redes sociais
As mídias sociais são importantes ferramentas de comunicação entre as empresas e o usuário, e por sua vez a gastronomia não poderia ficar de fora. Muitos proprietários de restaurantes adotaram o novo método de divulgar seus produtos e serviços por ser mais simples e permitir resultados em menos tempo, além do uso da plataforma do Google My Business na divulgação dos estabelecimentos. A internet se tornou aliada dos fãs da gastronomia por meio dos canais das redes sociais. Milhares de pessoas buscam mais e mais informações e dicas sobre o assunto, e o YouTube tem sido o alvo preferido para assistir a vídeos relacionados ao assunto abordado.

A procura por informações precisas de gastronomia através do YouTube tem levado muitas pessoas a fazerem viagens para diferentes estados para conhecerem novas técnicas de culinária e seus diversificados sabores. Os donos de restaurante e hotéis estão inclusos nessas viagens, eles vão à procura de inovações para otimizar seus cardápios.

FONTE: SEBRAE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.