Pular para o conteúdo principal

Caxias do Sul quer fazer parte da Rota das Cervejarias Artesanais no RS



CAXIAS DO SUL – RIO GRANDE DO SUL – BRASIL- O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin, assinou um documento, em conjunto com o prefeito Daniel Guerra e o presidente da Câmara de Vereadores, Alberto Meneguzzi, solicitando ao governador José Ivo Sartori a inclusão de Caxias do Sul na Rota das Cervejarias Artesanais no Rio Grande do Sul, roteiro que já reúne 22 municípios gaúchos.


 A assinatura ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), na CIC, durante reunião que reuniu também empreendedores do setor para discutir alternativas ao desenvolvimento da atividade cervejeira. O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Elton Webber, autor do projeto de lei que criou a Rota das Cervejarias, aprovado pela Assembleia Legislativa em janeiro deste ano. Webber é quem levará o documento ao governador.

Acreditando no projeto e no mercado



“Eu acredito muito neste projeto e também neste mercado”, afirmou o presidente da CIC ao comentar que a inclusão de Caxias do Sul na Rota das Cervejarias pode representar um resgate cultural sobre as origens do produto no município e a solução para viabilizar pequenos empreendimentos. “Contem com a CIC, somos parceiros”, enfatizou Ivanir Gasparin. 

O deputado Elton Webber disse que a intenção de ampliar a Rota das Cervejarias Artesanais é fortalecer o turismo e a gastronomia, gerando mais empregos e renda. Webber ouviu reivindicações dos cervejeiros e se comprometeu a trabalhar na busca de soluções para problemas que impactam o setor, especialmente no campo tributário.


Caxias do Sul conta com 14 cervejarias artesanais

Também presente na reunião, a Secretária Municipal do Turismo, Renata Aquino Carraro, revelou que Caxias do Sul possui 14 cervejarias artesanais e cerca de 100 produtores caseiros da bebida, potenciais empresários do ramo. “É um número expressivo, para o qual não podemos fechar os olhos”, acentuou Renata ao justificar a iniciativa da Prefeitura Municipal de solicitar a inserção de Caxias na rota cervejeira gaúcha. “O mercado das cervejarias é um setor em constante crescimento e que vem agregar valor ao nosso produto, além de contribuir para o desenvolvimento do turismo na Região”, destaca o documento assinado pela prefeitura, Câmara de Vereadores e CIC. 

Também participaram do encontro, as diretoras de Política Turística e Enogastronomia da CIC Marivânia Sartoretto e Luciane Perez e o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto. 

Fotos: Marta Guerra Sfreddo 

Marta Guerra Sfreddo - Assessoria de Imprensa
Rua Ítalo Victor Bersani 1134 | Jardim América
Fone: (54) 3218.8030 | Fax: (54) 3228.2786



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.