Pular para o conteúdo principal

Filhotes de jabutis ensinam crianças no Gramadozoo


GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL -Seis filhotes de jabutis são utilizados pela equipe do Gramadozoo em projetos de educação ambiental. Os pequenos foram vítimas do tráfico e encaminhados ao zoo de Gramado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Os filhotes receberam os primeiros atendimentos na Clínica Veterinária Toca dos Bichos, de Porto Alegre, e agora são cuidados pela equipe do zoo.

Com alimentação e temperatura controladas, os pequenos jabutis permanecem no hospital veterinário do zoológico. No entanto, os técnicos circulam com os animais pelo parque em dinâmicas pedagógicas para grupos escolares e infantis. “São animais que as pessoas gostam de ter em casa, mas a maioria acaba retirado da natureza ilegalmente”, afirma o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo.
Cuidados especiais

O veterinário explica que o jabuti é um quelônio terrestre e que precisa de cuidados especiais com a temperatura e a alimentação. “É um animal de clima quente encontrado nas Américas Central e do Sul. São ectotérmicos, ou seja, sua temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do ambiente”, afirma.
Stadler destaca que os jabutis podem viver até 90 anos. No entanto, alerta que de cada 30 animais retirados da natureza pelo tráfico apenas um chega à fase adulta. Os filhotes de jabutis que vivem no parque pesam em média 50 gramas e medem oito centímetros. “Nós levamos os animais no recinto dos jabutis adultos para demonstrar que eles podem viver bastante. Se hoje eles pesam 50 gramas, quando tiverem 20 anos podem chegar aos 20 quilos. É um animal que pode pesar até 35 quilos. É importante que as crianças conheçam para ajudar a preservar”, conclui o veterinário.
Semana da criança
O Gramadozoo está com uma série de atividades especiais para comemorar a Semana da Criança. Gincana, ajudante mirim, jogos educativos e atividades de enriquecimento ambiental com os animais fazem parte da programação até domingo (15). O parque funciona diariamente das 9h às 17h e fica no Km-35 da ERS-115.
Halder Ramos – Assessoria de Imprensa
Jornalista DRT/RS: 13.679
54.99608.4545


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.