RIO
DE JANEIRO/ RJ – BRASIL – ( Por Nayara Oliveira) -O Rio de Janeiro será a
capital mundial do Rock até o dia 24 de setembro, 700 mil pessoas invadirão o
Parque Olímpico da Barra para curtir um dos maiores festivais da cena musical:
o Rock In Rio (RIR) 2017. O evento é um gigante para o turismo brasileiro,
responsável pela injeção de R$ 670 milhões na economia da cidade, de acordo com
pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), e geração de 16 mil empregos
diretos e indiretos na capital carioca.( Foto : Crédito Rock in Rio)
Nesta edição, as apresentações
ficam por conta de estrelas internacionais e nacionais como Maroon 5, Bon Jovi,
Red Hot Chili Peppers, Skank, Titãs e Capital Inicial, que irão cantar para um
público ainda maior que na última edição do evento. Em 2015, 595 mil amantes de
música compareceram à Cidade do Rock.
Segundo a Empresa de Turismo do
Município do Rio de Janeiro (Riotur), 60% do público do Festival é de turistas que
desembarcam na cidade especialmente para o RIR. O resultado é o aumento da
ocupação de leitos na capital. Dados do Centro de Pesquisa do Rio Convention
& Visitors Bureau (RioCeptur), mostram que o setor hoteleiro estima uma
ocupação de 90% em razão do RIR, e arrecadará cerca de R$ 74 milhões.
Serão seis palcos musicais,
tecnológicos e humorísticos que trarão emoção, conhecimento e diversão os fãs
do evento. O palco Mundo é considerado o principal, seguido por outros cinco
espaços: Sunset, Eletrônica, Rock Street, Rock District e Digital Stage. Este
ano, o evento trará um espaço dedicado para jogos e realizará até casamentos.
Experiência
de mãe para filho
Na família do jornalista
brasiliense, Lucas Dias, 22 anos, participar do Rock in Rio é uma experiência
transmitida de mãe para filho. “Minha mãe foi ao Rock in Rio, adorou a
experiência, e agora é minha vez de participar”. Lucas escolheu o show do Red
Hot Chili Peppers, que acontece no dia 24 de setembro.
Para ele, estar no Festival é
realizar um sonho. “Fiquei de plantão no site para comprar meu ingresso antes
que se esgotassem. Participarei de shows com artistas que admiro e ainda
assistirei outros renomados”, explica o jornalista. O brasiliense está entre os
turistas que aproveitarão a estadia na capital carioca para visitar pontos
turísticos do Rio de Janeiro.
Música
também é turismo
Além de trazer diversão e
entretenimento aos amantes da música, os festivais movimentam o turismo
interno. No Rio de Janeiro, eventos como o Ultra Music Brasil, Mondial de la
Biere, Art Rio e Mimo são gigantes que atraem visitantes interessados em
diversão e cultura.
Já em São Paulo, uma pesquisa
feita pela São Paulo Turismo (SPTuris) apontou que, somente em 2015, o festival
Lollapalooza injetou R$ 93 milhões na economia paulistana. Mais da metade do
público era representada por turistas do Rio de Janeiro, Paraná, Santa
Catarina, Minas Gerais, Distrito Federal e interior do estado paulista. Em
março de 2017, o Lolla recebeu 190 mil pessoas durante os dois dias de shows.
Comentários
Postar um comentário