FLORIANÓPOLIS/SANTA
CATARINA - Ao participar de evento em que foram apresentadas as ações que serão
postas em práticas por agentes públicos e privados dos três estados da Região
Sul, o presidente da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz,
destacou que o Governo Federal vai
apoiar fortemente o projeto do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
porque esse esforço integrado poderá trazer um número muito maior de turistas
nos próximos anos, em especial dos países vizinhos, como Argentina, Uruguai,
Chile, Paraguai e Peru.
Lummertz adiantou ao público do 30º Encontro Catarinense de
Hoteleiros- ENCATHO & EXPROTEL que o Ministério do Turismo e a EMBRATUR vão
lançar, nas próximas semanas, uma campanha publicitária para atrair para os principais
destinos do Sul do país, não só os potenciais turistas dos estados do Sudeste e
Centro-Oeste do Brasil, como os dos países do MERCOSUL.
Opções
"O Brasil é muito grande, oferece uma riquíssima variedade de
opções, tanto culturais quanto gastronômicas. Atuando de maneira integrada,
fica mais fácil de vender esses destinos. Com o aumento da conectividade, os
turistas dos países vizinhos podem tranquilamente ir da Serra Gaúcha para
Florianópolis ou Balneário Camboriú, e terminar em Foz do Iguaçu ou Curitiba",
emendou Lummertz. No final deste mês de agosto, o presidente da EMBRATUR e o
ministro do Turismo, Marx Beltrão, estarão novamente em Santa Catarina para
apresentar as peças da campanha publicitária que começará a ser veiculada ainda
este ano. A campanha usará como tema a frase "O Sul é o meu destino".
Integração
Lummertz acredita que essa ação integrada poderá ajudar aumentar a
receita com o turismo internacional. Mas comentou com os líderes empresariais
do trade e autoridades do setor que estavam no ENCATHO que, para que aconteça uma alavancagem expressiva nos
indicadores, é preciso se avançar nas propostas do Mais Turismo, programa de
incentivo ao setor proposto pelo governo. Atualmente, o Brasil atrai 6,6
milhões de turistas internacionais, que geram uma receita anual de cerca de U$
7 bilhões. A meta, com as ações do programa, é triplicar essa receita.
Avanço
"Estamos avançando em várias frentes. Estão sendo feitas novas
concessões para exploração de parques naturais, foi feito um convênio para facilitar
a liberação de terrenos da União para que sejam desenvolvidos projetos nas
orlas, entre outros. Mas é preciso também que o Congresso aprove a abertura do
capital das companhias aéreas, bem como a transformação da EMBRATUR em agência,
nos moldes da Apex. Só assim teríamos mais agilidade e poderíamos acessar
outras fontes de recursos (como autarquia, o Instituto só pode receber recursos
o orçamento da União) e fazer convênios ou parcerias, o que resultaria numa
capacidade muito maior para fazer a promoção do nosso país", comentou o
presidente.
O evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
de Santa Catarina- ABIH-SC, o ENCATHO chega à 30ª edição com o objetivo de
apresentar as inovações, tendências e perspectivas para a hotelaria e o
turismo, oportunizar negócios, qualificação, novidades em produtos e serviços,
atualização na operação, gerar networking e divulgar as potencialidades do
turismo nacional.
Presidente detalha ações de campanha publicitária
que irá promover destinos brasileiros.
Leonel Pavan, Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de SC; Vinicius
Lummertz, da EMBRATUR, e Rogério Siqueira, CEO no Beto Carrero World, durante
ENCATHO 2017
Assessoria
de Comunicação da EMBRATUR
(61)
2023-8529/8528
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