Pular para o conteúdo principal

Cidade terá rota de peregrinação inspirada no Caminho de Santiago



PORTO ALEGRE/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL Uma das rotas de peregrinação mais conhecidas do mundo, o Caminho de Santiago de Compostela na Espanha, inspirou a criação de um projeto semelhante na Capital. Com a proposta de estímulo ao turismo religioso, foi lançada, no Centro Espanhol, a primeira edição do Caminho de Porto Alegre.


A iniciativa foi proposta pela Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal (FRENTUR), em conjunto com o departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago no Rio Grande do Sul. Serão 20 quilômetros percorridos a pé a partir de três opções de largadas, sendo duas do Centro Histórico da Capital e uma do bairro Assunção, passando pela orla até o bairro Guarujá. O primeiro encontro do grupo está agendado para o dia 3 de setembro.

Percurso

O percurso turístico-religioso é semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, percorrido por dezenas ou centenas de milhares de pessoas todos os anos. Tradicionalmente, os peregrinos que chegam à catedral de Santiago requerem a "compostela", um documento emitido e outorgado pelas autoridades eclesiásticas que comprova a peregrinação. Para obtê-lo, o peregrino precisa provar a conclusão de pelo menos os últimos 100 quilômetros do Caminho a pé ou a cavalo, ou os últimos 200 quilômetros em bicicleta.

Comprovação

A comprovação é atestada mediante a apresentação da "credencial do peregrino", uma pequena caderneta de papel que é carimbada ao longo do percurso, em igrejas, albergues e também outros locais como postos de turismo, sedes municipais ou até cafés e restaurantes.

Atualmente a Catedral de Compostela também tem concedido a comprovação aos peregrinos que completam 80 quilômetros a pé, mediante a apresentação de comprovante de conclusão de outro caminho de 20 quilômetros, percorridos em territórios reconhecidos.

O Caminho de Porto Alegre, com uma rota de 20 km, posteriormente deverá servir como comprovação para obtenção da Compostela.

Informações e inscrições neste link.

CATEDRAL METROPOLITANA
Foto: Lucas Pedruzzi/
Divulgação PMPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.