BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL – BRASIL - A temporada oficial das fogueiras,
bandeirolas e chapéu de palha está começando e os festejos juninos deverão
movimentar milhares de pessoas pelo Brasil. E se depender do Ministério do
Turismo, a celebração cultural será transformada em um produto turístico de
destaque, capaz de atrair visitantes estrangeiros e estimular cada vez mais o
turismo doméstico.
Não
faltam opções! Em 2017, o Ministério do Turismo identificou, em seu Calendário
Nacional de Eventos, 96 festejos em 87 cidades de 21 estados brasileiros em
todas as regiões do país. Todos os eventos foram cadastrados no site da Pasta
por gestores, organizadores e produtores.
Divulgação e realização
A divulgação dos festejos, bem como a
realização de ações de promoção e apoio à comercialização, fazem parte da
estratégia conjunta do Ministério do Turismo e EMBRATUR para posicionar e
promover os destinos turísticos que celebram os festejos juninos. Para tanto, foi elaborado um edital de Chamada Pública
que selecionou cinco municípios brasileiros que celebram festejos juninos, para
receberem ações da Pasta.
“Queremos que o São João tenha seu valor
turístico reconhecido tanto no Brasil como no mundo. Trata-se de uma
manifestação cultural extremamente rica que tem enorme potencial para se
transformar em um produto turístico assim como o Carnaval. Para que isso
aconteça, o Ministério do Turismo tem investido fortemente em um conjunto de
ações”, informou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Jornalista e influenciadores digitais
Os destinos receberão jornalistas e
influenciadores digitais de todo o país para apresentarem um pouco de suas
festas e atrações. Para a seleção dos destinos foram considerados fatores como o
fluxo turístico das festas, bem como o roteiro de visita proposto para
realização da visita, ao festejo em si, e também à comercialização e promoção
da festa e do destino. O MTur realizará ainda rodadas de negócios sobre o São
João.
Treze municípios de quatro estados também
receberão apoio do MTur no valor de 2,8 milhões por meio de emendas
parlamentares. São eles: Maracanaú (CE), Mata de São João (BA), Itaberaba (BA),
Itatim (BA), Glória (BA), Canudos (BA), Mairi (BA), Capela do Alto Alegre (BA),
Correntina (BA), Miranorte (TO), Sitio Novo (TO) Macedônia (SP) e Gavião
Peixoto (SP).
Em Maracanaú (CE), cidade de pouco mais de
220 mil habitantes, são recebidas a cada edição do São João de Maracanaú, cerca
de um milhão de espectadores. Ao longo de 17 dias da festa, que está em sua 13ª
edição, são gerados mais de 500 empregos temporários, além dos postos de
trabalho indiretos para segurança, apoio das bandas e instalação da cidade
junina. O comércio local também é beneficiado com o São João que movimenta lojas
de tecidos, restaurantes, hotéis e costureiras por toda a cidade.
O prefeito do município cearense Firmo
Camurça, reforça a importância do São João de Maracanaú para o município. “O
evento, que é destaque no calendário turístico do Ceará, resgata e valoriza a
cultura tradicional nordestina, além de movimentar o mercado local e gerar
renda e milhares de empregos temporários”, comentou.
No exterior
Na
Europa, o Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) tem promovido uma série de
apresentações das festas de São João do Brasil com intuito de diversificar a
oferta turística em outros países. Em Roma (Itália) foi registrado o maior
público até o momento: 30 mil pessoas. Seguido de Lisboa (Portugal), com mais
de 15 mil pessoas e Madri (Espanha) com cerca de 6 mil. Os estrangeiros têm se
encantado com apresentações musicais, vestimentas típicas, quadrilhas e a
culinária da festa.
Próximo destino
Londres (Inglaterra) foi realizado de 26 de
maio a 4 de junho, na Embaixada do Brasil na cidade. O Reino Unido é o 8º maior
emissor de turistas ao Brasil e o 3º entre os países europeus. No ano passado,
202 mil ingleses desembarcaram no Brasil, superando a marca de 2015, de 189 mil
turistas.
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