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CAXIAS DO SUL –RIO GRANDE DO
SUL – BRASIL - Presidente do Grupo Famiglia Valduga, que palestrou na
reunião-almoço da CIC, chegou a sugerir a unificação das secretarias municipais
da área turística
Criar uma identidade regional única, capaz de fortalecer o turismo
enogastronômico e cultural da Serra Gaúcha foi o desafio lançado pelo
presidente do Grupo Famiglia Valduga, Juarez Valduga, na palestra que fez na
reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul
(CIC) na segunda-feira (19). “Temos que deixar de pensar individualmente, temos
que nos unir, usarmos todos o mesmo chapéu”, afirmou Valduga, referindo-se com
orgulho ao acessório usado pelos descendentes italianos que colonizaram a
Região.
Criação de uma única Secretaria de Turismo
O empresário chegou a sugerir que municípios como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa
criassem uma única secretaria de turismo para trabalhar o setor de forma
integrada e conjunta. “Acredito que a Região tem que se juntar para criar um
polo único de turismo”. Segundo Valduga,
a Região elabora o melhor espumante e suco de uva do mundo, e seu interior,
além das belezas naturais, ainda conserva as raízes da cultura italiana. Esta
vocação, em sua opinião, deveria ser melhor explorada no desenvolvimento do
setor.
Desejo
Seu desejo, revelou, é ver o espumante produzido na Serra Gaúcha ganhar uma
denominação própria capaz de o tornar reconhecido mundialmente. “Deveríamos
criar um grande concurso nacional para desenvolver o nome próprio do nosso
espumante”, acrescentou. Ele lembrou ainda da quebra de paradigmas que deu
surgimento ao Vale dos Vinhedos, em meados da década de 90, quando os
empreendimentos se uniram em torno dos mesmos objetivos. “Paramos de dizer: o
meu vinho é bom! E passamos a dizer: o vinho da Região é bom”, enfatizou. Uma
mudança de mentalidade que representou um salto de 100 pessoas/ano, à época,
para 250 mil pessoas/ano atualmente.
Origem do grupo familiar
Juarez Valduga também falou sobre a origem, há 140 anos, do grupo
familiar, hoje detentor de oito empresas. Entre elas, a Casa Valduga - a
vinícola possui a maior cave de espumantes da América Latina, com capacidade
para abrigar mais de seis milhões de garrafas -, a Domno Importadora, que
também elabora espumantes e realiza a importação de vinhos, a Casa Madeira,
responsável pela produção de sucos e produtos gourmet, a Cervejaria Leopoldina,
produtora de cervejas artesanais, e a Vinotage, empresa que fabrica cosméticos
à base dos ativos das uvas e vinhas. Até o final deste mês, lançará sua linha
própria de chás. “Vai que dá certo”, brincou Valduga ao falar de sua vocação para
criar e expandir os negócios da família. O grupo expandiu sua atuação também
para fora do Brasil. Um de seus investimentos mais recentes é a implantação de
uma unidade da vinícola no Chile, além de já marcar presença com seus produtos
em países como Argentina e Portugal.
FOTOS: Gilmar Gomes
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