BRASÍLA/DISTRITO FEDERAL – BRASIL – (Por Pedro Fideles) - Segundo estudo
do MTur, 25,8% dos brasileiros com mais de 60 anos deverão viajar nos próximos
seis meses. Contemplar a beleza dos biomas brasileiros, conhecer a riqueza
cultural e histórica preservada nos museus ou igrejas do período colonial e
desfrutar do contato com a natureza nos parques e praias do país são
experiências que melhoram a qualidade de vida e deveriam estar ao alcance de
todos os viajantes. (Foto acima: Ministro interino do Turismo, Alberto Alves – Crédito: Paulino Menezes).
Partindo desta premissa, o Ministério do
Turismo desenvolveu a cartilha Dicas para atender bem turistas idosos, em
parceria com o Ministério da Justiça e Cidadania e o Conselho Nacional dos
Direitos do Idoso. A cartilha composta por informações e orientações para
melhorar a qualidade dos produtos e serviços turísticos oferecidos aos
viajantes com mais de 60 anos, foi lançada na quarta-feira (28) pelo ministro
interino do Turismo, Alberto Alves, durante a 44ª edição da ABAV Expo
Internacional de Turismo. Ao todo foram impressos 19 mil exemplares que serão
encaminhados para as secretarias estaduais de Turismo.
“Estamos falando de uma população que,
segundo o IBGE, está em cerca de 23,5 milhões de pessoas que estão com saúde,
tempo e dinheiro para viajar e conhecer novos destinos no Brasil. Precisamos
estar atentos a esse perfil de turista e oferecer um atendimento cada vez mais
qualificado”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.
Tratamento
De acordo com o guia, o tratamento oferecido
pelos prestadores de serviço deve ser amável, respeitoso e compreensivo para
que estes viajantes sintam-se confortáveis durante a experiência turística.
Além disso, os profissionais também devem estar atentos às necessidades
especiais de cada viajante para oferecer o auxílio adequado durante as atividades
turísticas.
O desenvolvimento da infraestrutura
necessária para atender os turistas idosos também é descrito na cartilha. A
adequação dos meios de hospedagem, restaurantes e atrações turísticas para este
público abrange a sinalização com cores fortes, a implantação de barras
horizontais para apoio em banheiros e a instalação de rampas e elevadores como
alternativas às escadas do local.
Cartilha
Para atingir a acessibilidade ideal nos
empreendimentos turísticos a este público, a cartilha retrata os pisos
antiderrapantes, as vagas reservadas nos estacionamentos, os assentos e filas
preferenciais como recursos fundamentais. A descrição completa dos itens de
acessibilidade que devem compor a infraestrutura dos empreendimentos turísticos
está presente na NBR 9050/2015, desenvolvida pela Associação Brasileira de
Normas Técnicas (ABNT).
“Para o mercado, é muito interessante termos
esse segmento cada vez mais ativo. É um segmento turístico, a exemplo das
pessoas com eficiência, que demanda um atendimento diferenciado. Essa cartilha
contém dicas valiosas para atender bem o turista idoso”, ressaltou a secretária
nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra.
Os idosos desejam conhecer o país
Segundo estudos do Ministério do Turismo, os
idosos são uma importante parcela dos turistas que desejam conhecer os destinos
turísticos do país. A pesquisa Sondagem do Consumidor, de agosto de 2016,
mostra que 25,4% destes brasileiros na faixa etária acima de 60 anos pretendem
viajar nos próximos seis meses, e a maioria (59,9%) deverá escolher destinos
domésticos.
Acessibilidade
Em setembro, durante os Jogos Paralímpicos
Rio 2016, o Ministério do Turismo lançou o guia Dicas para atender bem os
turistas com deficiência, com orientações para os prestadores de serviços
melhorarem a qualidade da experiência turística das pessoas com deficiência. Com
a produção total de 35 mil exemplares para distribuição, o material ressalta
que a acessibilidade é um direito universal que garante a melhoria da qualidade
de vida das pessoas, permitindo uma maior autonomia não apenas para pessoas com
deficiência, mas para pessoas com mobilidade reduzida, como grávidas e pessoas
idosas.
O Guia Turismo Accessíveis
Entre as principais ações da Pasta voltada a
este segmento está o Guia Turismo Acessível. O site colaborativo permite aos
internautas a avaliação da acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações
diversas. O banco de dados do programa possui cerca de 530 mil estabelecimentos
cadastrados. Por tratar-se de um guia que depende da contribuição dos próprios
turistas, quanto maior o número de avaliações, mais completo será. Para atender
o maior número se turistas, o guia apresenta ainda versões em inglês e
espanhol. Com mais de 456 mil acessos registrados no site, o guia também está
disponível em aplicativo para as plataformas Android, iOS e Windows Phone.
(Ministro interino do
Turismo, Alberto Alves – Crédito: Paulino Menezes).
FONTE: MINISTÉRIO DE TURISMO DO BRASIL
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