Pular para o conteúdo principal

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel



JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL - E a Banda Treml tocou na edição 134 de “Domingos Musicais”, dia 1º de maio. Organizado pela Sociedade Cultural Alemã em parceria com a Fundação Cultural de Joinville, dessa vez com o palco montado na Rua XV de Novembro, em frente à Casa da Memória e Cemitério do Imigrante.

O grande público que acorreu ao evento não caberia no espaço costumeiro. Perfeita integração de ideais. A SCAJ, com o objetivo maior de preservar a cultura germânica, trazida pelos fundadores da cidade. A Banda Treml, formado por músicos amadores com o mesmo propósito. Completou nessa data 103 anos de atividades e não recebe cachês. Apresenta-se pelos custos de transporte, alimentação (e hospedagem se necessário). Em constante renovação, mais de 10 integrantes têm menos de 20 anos. Uniforme típico de primeira linha, perfeito, com destaque para o chapéu preto e penacho branco. Performance de uma banda de nível internacional. O repertório principal são as músicas germânicas, embora toquem também baladas e composições brasileiras. Preservar a música e a cultura germânica é o lema, tanto da Sociedade Cultural Alemã de Joinville como da Banda Treml. Ambos os grupos são brasileiros, mas com grande orgulho pelas suas origens.

Cerca de 400 pessoas assistiram a apresentação da Banda Treml



Essa comunhão foi sentida e compartilhada por todos os presentes. Em especial pelo Cônsul Geral da Alemanha no Sul do Brasil, Dr. Stephan Traumann, que saiu encantado com a competência de nossa equipe; Dr. Rodrigo Bornholdt, Cônsul Honorário da Alemanha em Joinville; Sra. Christine Paust, diretora do Instituto Cultural Brasil Alemanha – ICBA; Guilherme Gassenferth, diretor Executivo da Fundação Cultural de Joinville; Norma Kricheldorf, presidente da SCAJ e com destaque para o Presidente de Honra da SCAJ, que mais uma vez brindou o público com o seu discurso, sempre tão adequado ao momento. E tomo a liberdade de dar um VIVA para nosso grupo da SCAJ, pequeno e eficiente, que mais uma vez deu conta do recado. Parabéns pra nós!

Festival de sopas

Para o jantar dos dias frios, nada melhor que uma sopa quentinha. O Restaurante da Sociedade Lírica, Rua Max Colin, 1483 oferece o Festival de Sopas, todas às quintas-feiras a partir das 19 horas, de maio a agosto. E neste sábado, (7), a Lírica promove um café em homenagem às mães. Mais informações, fone 47 3422-8696.

Café Rural para as mães

Pássaros e pequenos animais, atração das crianças

Neste domingo (8/5), as mamães poderão celebrar o seu dia com a família no sítio Canto dos Pássaros, no bairro Vila Nova, área rural de Joinville, aberto ao público das 9 às 18 horas, com programação especial. Além das atividades normais da propriedade - pesca, passeio de trator, trilha, interação com pequenos animais – as crianças poderão participar da oficina de cupcakes, confeccionando seus próprios bolinhos para saborear e presentear as mamães. Das 15 às 18 horas, será servido café colonial completo, além de sucos e vinho colonial.

 Informações e reservas, fones (47) 3439-6292 / 9181-4544.

Realezas em aula de dança no Bolshoi

Rainhas e princesas das festas, das Flores (Joinville), Oktoberfest (Blumenau), do Pirão (Barra Velha), FENARRECO (Brusque) participaram de uma aula de dança exclusiva, realizada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, no dia 29 de abril, dia Internacional da Dança.

Visita a Usina Hidrelétrica do Pirai


Mais uma imperdível atração para joinvilenses e turistas neste sábado (7). Das 14h às 17h a hidrelétrica, localizada na área rural de Joinville estará aberta à visitação, com acesso gratuito. A entrada ao recinto será guiada por técnicos da Celesc, da Fundação Turística de Joinville, do Corpo de Bombeiros Voluntários e do grupo de trilhas Cachorro do Mato. Por questões de segurança, não será permitida a entrada de menores de 15 anos, animais de estimação e bebidas alcoólicas. Em caso de chuva, a visitação será cancelada. O grupo de ciclismo Pedal das Gatas vai aproveitar a data para realizar um passeio de bicicleta que sairá do Pórtico da Rua XV de Novembro, até a usina. Mais informações em:  www.facebook.com/events/152161085185303.

 Fundada em 1908, a hidrelétrica foi a primeira construída em Santa Catarina, sendo uma das únicas do Estado a gerar energia sem sofrer interrupções. Está localizada no final da Estrada do Salto 1, aos pés da cachoeira do Piraí. Além da beleza exuberante da região, vale a pena conhecer o sistema de funcionamento da hidrelétrica e a integração existente entre o meio ambiente e a tecnologia. A próxima oportunidade de visita será no dia 19 de junho.

Itapoá Marina Hotel

 Foto: Aniele Nascimento

O Itapoá Marina Hotel, localizado à Baia Babitonga em Itapoá, Norte Catarinense, é uma construção sustentável para integrar a paisagem à beira-mar. A Baía Babitonga é o ponto em comum das cidades de Joinville, Itapoá e São Francisco do Sul.

 Além do conjunto de 24 ilhas, entre elas a de Guaraqueçaba, e as belezas da sua travessia, a Babitonga oferece aos turistas e velejadores um dos poucos pontos de apoio náuticos do litoral catarinense, o Itapoá Marina Hotel. A marina possui capacidade para 18 embarcações. O Farol do Pontal está a 2 minutos a pé e o aeroporto  em Joinville, fica a 80 km de distância. O Itapoá Marina Hotel é hoje uma das preciosidades da rede CHA Hotéis, que busca resgatar a hotelaria tradicional dos hotéis independentes e familiares, padronizando as técnicas hoteleiras e preservando a informalidade da hospitalidade da arte de bem receber.

O complexo ocupa uma área de 3 mil m2 de construção, oferece infraestrutura para limpeza e abastecimento das embarcações. Também usa madeira reciclável e sistema de captação de água da chuva. Hospedar-se ali é um presente. Fica à Rua 2670, no 100, Pontal, Itapoá (SC).
Saiba mais em: www.chahoteis.com.br  ou fone (47) 3443-0711.

Escreve: Jornalista Nelci Terezinha Seibel
Fone: 47 3425-4090 - 47 9631-0521


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Então é Natal!

  P ORTO ALEGRE/RS -É assim que começa uma música muito tocada nesta época e aproveito o título para fazer uma pequena reflexão sobre o Natal. Para muitos é a celebração do nascimento de Jesus , o Salvador, para outros uma época de dar e receber presentes, para a maioria é tempo de comemorar, reunir família, amigos e dividir momentos felizes.