Pular para o conteúdo principal

47ª reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNT)





BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL – BRASIL - O ministro do Turismo, Alessandro Teixeira, presidiu nesta segunda-feira (02), em Brasília, a 47ª reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNT). Entre os assuntos discutidos estão as mudanças na gestão do CNT com o fortalecimento do comitê gestor do colegiado e as ações realizadas pelo Ministério do Turismo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 “A Olimpíada será um momento decisivo para a promoção do país e a formação de um legado que permita uma melhor infraestrutura para nossos visitantes. O turismo é a terceira maior fonte de geração de renda e emprego do mundo e no Brasil é responsável por 3,7% do PIB brasileiro”, avaliou o ministro Alessandro Teixeira.

Ações

Entre as ações do MTur para os jogos destacam-se a isenção de vistos para turistas dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá; a sinalização turística bilíngue, em fase de implantação no Rio de Janeiro, e a qualificação profissional para micro e empreendedores individuais da cidade.

Criação do Comité Gestor do CNT

Cláudio Magnavita

Na reunião, foi anunciada ainda a publicação da portaria que trata da criação do comitê gestor do CNT, a ser coordenado pelo jornalista Cláudio Magnavita, ex-secretário de Turismo do Rio de Janeiro. A iniciativa foi elogiada pelos representantes de entidades presentes ao encontro, que defenderam também a necessidade de reforço das ações de promoção do país para os jogos Olímpicos.

A secretária executiva do FORNATUR, Ana Paula Jacques, elogiou a criação do comitê gestor do CNT pelo ministro. "Se o conselho não estiver fortalecido, nada do que ocorre aqui chegará aos estados e municípios", alertou. Já o deputado Herculano Passos (PSD), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, colocou o grupo à disposição da pasta e lembrou as importantes conquistas do setor em 2015 como a isenção de vistos para o período dos jogos, por exemplo.

Projeto SOS Turista Jogos Olímpicos

Durante a reunião foi apresentado também o projeto SOS Turista Jogos Olímpicos, experiência adotada durante a Copa do Mundo, que concentrará serviços de atendimento ao turista na cidade do Rio de Janeiro em áreas como segurança, turismo e saúde.



FONTE: MINISTÉRIO DE TURISMO DE BRASIL
Foto: Paulino Menezes/Ascom


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.