Pular para o conteúdo principal

Feriados prolongados e eventos na Economia do Turismo em 2026 por: Abdon Barretto Filho (*ABF)


PORTO ALEGRE/RS - Os feriados e os pontos facultativos prolongados em 2026, devem movimentar a Economia do Turismo do Brasil. Não podemos esquecer de eventos diversos que, também, podem influenciar as viagens, destacando-se as eleições gerais e os jogos da Copa FIFA de futebol.

Com certeza, os verbos transportar, visitar, saborear, entreter, comprar e dormir serão estimulados pelas demandas de viajantes e visitantes interessados nos mais diversos Destinos Turísticos e Eventos, principalmente no Rio Grande do Sul.

Os planejadores, organizadores de viagens e turismo, assim como os profissionais do fenômeno turístico, trabalham com a expectativa de um excelente ano de 2026.

Depois do Réveillon 2025 a 2026, o Ano Novo, contempla várias possibilidades para o consumo do tempo livre, seja para descanso, lazer e/ou viagens.

Em 16 e 17 de fevereiro, o destaque é o Carnaval ( Ponto facultativo), em uma segunda e terça-feira.

Em 3 de abril, Sexta-feira Santa, com fim de semana prolongado.

Em 1º de Maio, sexta-feira, o Dia do Trabalhador, também com fim de semana prolongado; no 4 de junho Corpus Christi, quinta-feira (ponto facultativo), gerando feriado combinado com o final de semana (4 dias).

No 7 de setembro, comemorado em uma segunda-feira.

Em 12 de outubro Nossa Senhora Aparecida, em uma segunda-feira, com 3 dias livres, associado com o final de semana.

No dia 2 de novembro, data para homenagem aos Finados, também será em uma segunda-feira, com três dias livres.

No 20 de novembro, sexta-feira, data nacional da Consciência Negra, possibilitando fim de semana prolongado.

Em 25 de dezembro, sexta-feira, as comemorações do Natal.

Ainda em dezembro, teremos o Réveillon 2026 e 2027.

Observa-se que o 2026 é considerado um dos melhores dos últimos anos, principalmente para quem gosta de viajar e aproveitar os feriados e as combinações com os finais das semanas citadas.

Nas visitas aos Municípios Turísticos, às Regiões Turísticas do Rio Grande do Sul, os feriados prolongados podem ser combinados com os Eventos Artísticos, Culturais e até Corporativos.

São oportunidades para promoção da Oferta Turística e estímulo da Demanda Turística, dependendo dos recursos financeiros disponíveis para consumo de tempo livre em viagens.

A Economia do Turismo exige planejamento e gestão.O ano de 2026, pode ser excelente para conhecer ou rever as ofertas turísticas.

Será?

Respeitam-se todas as opiniões contrárias.

São reflexões.

Podem ser úteis.

Foto meramente ilustrativa: Freepik

*ABDON BARRETTO FILHO 
Economista e Mestre em Comunicação Social 
E-mail: contato@abdonbarrettofilho.com.br


 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.