Pular para o conteúdo principal

Região Sudeste registra a maior marca mensal de passageiros domésticos da história


BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - O Sudeste registrou, em outubro de 2025, a maior movimentação de passageiros domésticos de toda a sua história: 4,6 milhões de viajantes partiram dos aeroportos da região. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número representa um salto de 8,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Somados aos 980 mil viajantes internacionais nos aeroportos da região, foram mais de 5,6 milhões de passageiros no mês, reforçando o papel estratégico da região na malha aérea brasileira, e responsável por aproximadamente 51% de voos de origem no mercado doméstico no mês.

Os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, mantêm a liderança absoluta e concentram, juntos, 51,5% de todo o fluxo doméstico do Sudeste. Viracopos (Campinas) e Confins (Belo Horizonte) se destacam pelo equilíbrio operacional, enquanto no Rio de Janeiro, o Galeão e o Santos Dumont respondem por quase 19% da movimentação regional.
 

Desempenho mensal


Entre os aeroportos com mais movimentação de passageiros partindo da região em outubro, Guarulhos registrou crescimento de 10,5%, enquanto Congonhas avançou 6,5% no comparativo. No Rio de Janeiro, o Galeão apresentou alta expressiva de 26,8%, impulsionado pela retomada de rotas e pelo aumento de oferta. Em Minas Gerais, Confins cresceu 1,0%, já Viracopos, em Campinas, encerrou o mês com expansão de 4,3% no fluxo de passageiros.
 

“Os números mostram que a aviação brasileira vive um dos melhores momentos da sua história. O crescimento no Sudeste reforça a força da nossa malha aérea e o trabalho permanente do Governo Federal para ampliar conectividade, melhorar infraestrutura e garantir que cada vez mais brasileiros possam viajar de avião”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O acumulado do ano reforça a tendência de recorde. Até outubro, já passaram pelos aeroportos da região mais de 42 milhões de viajantes. Mesmo antes do encerramento de 2025, o número já se aproxima das marcas históricas. O recorde anual é de 47.614.719 passageiros, registrado em 2024. Se o ritmo de crescimento mensal se mantiver, 2025 deve se tornar o ano de maior movimento da história da aviação no Sudeste.

Recorde nacional

A aviação civil brasileira segue quebrando recordes. Em outubro de 2025, as viagens aéreas nacionais atingiram mais de 9 milhões de passageiros, o maior volume para um mês de outubro em toda a série histórica, e o quarto maior resultado mensal já registrado. Esse total só foi superado em janeiro de 2015 e janeiro de 2020 (ambos com 9,3 milhões) e julho de 2025 (mais de 9 milhões). O resultado representa um crescimento de 9,1% em relação a outubro de 2024. No internacional, o mês também foi histórico: 2,3 milhões de passageiros, alta de 9,3% frente ao mesmo período do ano passado. Ao todo, 11,3 milhões de viajantes passaram pelos aeroportos brasileiros em outubro.
 

 Movimentação de passageiros no Sudeste em voo doméstico
 alcançou 4,6 milhões em outubro - Foto: divulgação/MPor  

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos



 



 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.