Pular para o conteúdo principal

FESTURIS vai celebrar a cultura afro-brasileira

 


GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - O 37º FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado, um dos mais importantes eventos do setor na América Latina, chega à sua nova edição com uma proposta ainda mais plural e transformadora. O Espaço LGBT+ está se transformando em Espaço Diversidade, ampliando o diálogo para diferentes formas de turismo inclusivo, como o afroturismo, o turismo indígena, o turismo acessível e claro, o LGBTQIA+.

Em um momento de fortalecimento do afroturismo no Brasil e no mundo, o Festuris abre espaço para reflexões, conexões e experiências que celebram a ancestralidade negra e o protagonismo de afroempreendedores.

Dentro da programação, o evento convida o público para a palestra “Afroturismo em Pauta”, conduzida por Fabiana Oliveira, Coordenadora-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, e que contará com a participação de Isadora Bispo, Diretora de Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, e Natália Oliveira, Consultora Embratur/CAF. Elas estarão no palco Diversidade na tarde do dia 7, às 15h.

O encontro apresentará ações e políticas públicas voltadas à promoção e ao desenvolvimento do afroturismo no Brasil, com destaque para o Programa Rotas Negras, que busca fortalecer o setor como ferramenta de promoção da igualdade racial.

Durante o debate, serão abordados temas como a importância do Programa Rotas Negras; Roteiros que valorizam ancestralidade, cultura negra e experiências únicas; Orientações sobre práticas antirracistas no turismo. As vagas são limitadas.

Para Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, a iniciativa marca uma nova fase para o turismo brasileiro. “A diversidade é uma pauta essencial e uma oportunidade real de desenvolvimento econômico, inovação e justiça social. O Espaço Diversidade reflete essa mudança e abre caminho para um turismo mais representativo e inclusivo”, destaca.

Com o apoio do Ministério do Turismo e da Unesco, o mapeamento nacional do afroturismo e o fortalecimento do Programa Rotas Negras reforçam o compromisso com um turismo que valoriza identidades, impulsiona comunidades e amplia horizontes.


Fotos: Festuris/Divulgação

Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.