Pular para o conteúdo principal

Países do Mercosul consolidam avanços na cooperação turística regional

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - Representantes de países membros e associados do Mercosul definiram nesta quarta-feira (22.10), em Brasília (DF), os pontos de cooperação conjunta que marcarão os próximos passos do bloco no setor. Durante reunião de ministros do Turismo do grupo comandada por Celso Sabino, do Brasil – que ocupa a Presidência Pro Tempore do Mercado Comum do Sul –, foram acertadas ações a serem adotadas com vistas à crescente integração regional.

Um dos pontos discutidos é o reforço da marca “Visit South America”, que envolve atrativos do bloco e busca ampliar a visibilidade dos destinos locais no cenário global, de modo a aumentar a atração de visitantes. Os participantes do encontro na capital federal também decidiram dar continuidade ao trabalho de promoção do Caminho dos Jesuítas da América do Sul, que envolve pontos históricos comuns de Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, celebrou a união de forças sul-americanas pelo desenvolvimento sustentável do ramo. “A reunião de hoje reafirma, de forma robusta, o compromisso do Mercosul com o fortalecimento da cooperação turística conjunta. Acreditamos firmemente que o bloco pode ser um exemplo global de turismo sustentável, unindo meio ambiente, cultura e desenvolvimento local”, conclamou Sabino.

Conforme decidido nesta quarta-feira, o Mercosul manterá, ainda, a valorização do turismo gastronômico regional, potencializando a divulgação das riquezas culinárias únicas da região e consolidando-as como vetores de identidade, inovação e competitividade regional. Outro passo crucial é o desenvolvimento da Rota Natural do Sul, que reúne atrativos naturais do bloco e fortalece a integração entre turismo e sustentabilidade ambiental.

Aproximação

A ministra do Turismo do Paraguai, Angelita Duarte, celebrou a oportunidade de estreitar laços na América do Sul e, assim, proporcionar o fortalecimento da região como destino turístico de destaque no mundo. “Agradecer por este passo tão enriquecedor, que nos permite retomar nosso esforço, nosso trabalho conjunto dedicado ao Mercosul, o que fortalece os laços entre os nossos países irmãos”, declarou Duarte.

Também presente à reunião em Brasília, o secretário executivo do Ministério da Cultura do Brasil, Márcio Tavares, apontou benefícios da contínua integração entre os setores cultural e turístico. “Sem cultura, não há turismo sustentável. E sem turismo, a cultura perde um de seus maiores aliados econômicos e de projeção internacional. Nós caminhamos lado a lado”, enfatizou Tavares, que representou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, no evento.

O encontro reuniu, ainda, o ministro do Turismo do Uruguai, Pablo Menoni; o secretário de Turismo, Ambiente e Esportes da Argentina, Daniel Scioli; o vice-ministro do Turismo da Bolívia, Hiver Flores; a vice-ministra do Turismo do Chile, Verónica Pardo; o diretor da ONU Turismo para as Américas e o Caribe, Heitor Kadri, e o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo do Brasil, João Ricardo Viegas, entre outras autoridades.

Futebol

A reunião ministerial do Mercosul também abordou o lançamento da Rota Turística do Futebol do bloco, iniciativa proposta pelo Brasil a fim de valorizar a importância do esporte como elemento de identidade regional e ativo turístico compartilhado. A ação busca conectar arenas, museus e experiências relacionadas ao futebol em uma oferta turística regional unificada, realçando o papel cultural e histórico do esporte na América do Sul.

“Outro avanço significativo da Presidência Pro Tempore brasileira do Mercosul é o lançamento dessa Rota. A Rota representa mais um esforço no sentido de ampliar nossa promoção conjunta, alinhada à estratégia ‘Visit South America’, criando uma experiência turística integrada, diversificada e sustentável e fortalecendo o turismo como motor de desenvolvimento e cooperação regional”, observou o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino.

O projeto da Rota do Futebol e dos Estádios do Mercosul conta com o apoio dos demais países do grupo e prevê a possibilidade de inclusão contínua de novos museus e arenas, além de parcerias junto a operadores turísticos e influenciadores regionais. O roteiro será ainda mais evidenciado com a realização da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2027 no Brasil, elevando a atratividade da América do Sul para turistas de todo o planeta.

Foto: Reunião ministerial do Mercosul em Brasília (DF) consolidou 
avanços na cooperação turística regional. Crédito: Alessandra Serrão/MTur

Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.