Pular para o conteúdo principal

O turismo gaúcho se fortalece com inclusão. Viajar é, cada vez mais, vivenciar experiências plurais.*

 


GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - O Rio Grande do Sul se reconstrói com a força de diferentes segmentos, como o turismo. Nosso Estado teve o terceiro maior avanço do país nas atividades turísticas no primeiro semestre deste ano, segundo dados do IBGE. A alta foi de 9,4% no período, mostrando nossa recuperação após as enchentes. Gramado, especialmente, destaca-se como um dos principais destinos no País.


Somos privilegiados em ativos turísticos, com atrações culturais, históricas, gastronômicas e de experiências para todos os públicos. Gramado, especialmente, destaca-se como um dos principais destinos no país, uma cidade que se construiu e se preparou para bem receber os visitantes, com respeito às suas diferentes identidades.

Esse é o caminho que o RS deve seguir para ampliar sua força turística. Viajar é, cada vez mais, vivenciar experiências plurais e inclusivas — e sustentabilidade, acessibilidade e diversidade precisam ser prioridades para o segmento.

Isso envolve fomentar roteiros que acolham todos os perfis de visitantes e incentivem o empreendedorismo local, como o público feminino, negro, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e grupos culturais diversos. Um trabalho que passa pela preparação e pela adaptação da infraestrutura e dos trabalhadores do setor.

Gramado tem se preocupado cada vez mais em oferecer uma estrutura urbana adequada para PCDs, ampliando os recursos de acessibilidade em suas atrações. É também uma das dez cidades que integram o Projeto Estratégia Nacional Destino Turístico Inteligente, pelo qual está qualificando seu turismo inclusivo. Além disso, foi indicada como um dos melhores destinos do mundo para casais e famílias LGBTQIA+ pelo Prêmio Viaja Bi.

Em novembro, no Festuris, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, Gramado será também o centro de reflexões, diálogo e construção coletiva sobre esse e outros temas. Nos painéis, discutiremos as tendências para o desenvolvimento do segmento, que passa pela diversidade e pela inovação.

Estamos nos reconstruindo com a força de todos. O turismo é peça-chave nesse processo, gerando desenvolvimento para os negócios e as pessoas. Com respeito, inclusão e pluralidade, vamos ainda mais longe.

Foto divulgação 

 Por Marta Rossi, CEO do Grupo Rossi & Zorzanello*

*Artigo publicado no jornal Zero Hora







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.