Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Turismo reforça importância da transformação sustentável no turismo

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - Neste sábado (27/09) é celebrado o Dia Mundial do Turismo, uma data criada pela ONU em 1980 para reconhecer a importância de um dos setores econômicos que mais crescem e se transformam no planeta. Em 2025, sob o tema "Turismo e Transformação Sustentável", a celebração ganha um significado especial para o Brasil, que atualmente ocupa a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, liderando as discussões globais sobre o futuro da atividade.


 O dia 27 de setembro foi escolhido para a celebração por marcar o aniversário da adoção dos Estatutos da ONU Turismo, em 1970, um passo decisivo para a consolidação do setor em escala global. A cada ano, a celebração convida a comunidade internacional a refletir sobre um tema diferente, e os três pilares de 2025 (governança, inovação e investimentos sustentáveis), dialogam diretamente com as prioridades do turismo moderno: um setor mais inteligente, inclusivo e com menor impacto ambiental.

 

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, que também preside o Conselho Executivo da ONU Turismo, a data reforça o protagonismo do Brasil na agenda global. "Neste Dia Mundial do Turismo, o Brasil não apenas celebra, mas lidera a discussão sobre o futuro do setor. Temos a oportunidade de guiar o debate sobre a transformação sustentável, um tema que está no cerne das nossas políticas públicas. Acreditamos em um turismo que gera desenvolvimento com governança, que inova com responsabilidade e que atrai investimentos que beneficiam tanto os visitantes quanto às comunidades locais", afirma o ministro.
 

O turismo tem se consolidado como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento. Em 2024, o setor contribuiu com 10% de todo o PIB mundial e foi responsável por gerar 1 em cada 10 empregos diretos no planeta. A campanha de 2025, que tem a Malásia como país anfitrião, joga luz sobre três pilares essenciais para o futuro: governança efetiva com planejamento centrado nas pessoas, inovação e empreendedorismo responsável e a priorização de investimentos sustentáveis.
 

ONU TURISMO - A liderança brasileira no cenário internacional foi consolidada em 2024, quando o país foi eleito pela primeira vez para presidir o conselho executivo da agência especializada da ONU. O compromisso com o desenvolvimento de segmentos estratégicos se materializa em ações concretas, como a realização do Fórum Mundial do Turismo Gastronômico no Brasil em 2026.

O evento, que acontecerá na cidade de Santarém (PA), reunirá líderes internacionais para debater inovação, cultura e desenvolvimento por meio da gastronomia, fortalecendo o turismo na Amazônia e em todo o país.

Foto: Getty Images
Fonte:  Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.