Pular para o conteúdo principal

Turistas alugam mais de 450 mil veículos no primeiro semestre deste ano

 

BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - O crescimento do turismo brasileiro segue impulsionando a expansão de diversas áreas da economia brasileira. Somente no primeiro semestre deste ano, 455 mil veículos foram alugados para fins turísticos no país, um aumento de quase 6% em relação ao mesmo período de 2024, quando 430 mil automóveis foram alugados exclusivamente para com esse objetivo. Os dados são da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).

Ainda de acordo com a ABLA, reunindo todos os objetivos de locação de veículos, o segmento alcançou, no ano passado, um faturamento de R$ 52,9 bilhões, um crescimento de 17,8% frente aos R$ 44,9 bilhões registrados em 2023. Em 2024, o setor movimentou 79,7 milhões de usuários e gerou mais de 105 mil empregos diretos. Ao todo, existem 31.487 locadoras de automóveis no Brasil.

“Estamos observando um incremento nunca visto no turismo interno brasileiro. Isso está sendo possível graças aos investimentos de infraestrutura e promoção turística no nosso país, que permite que os viajantes conheçam, cada vez mais, os nossos destinos e tudo de melhor que o Brasil tem a oferecer”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, Marco Aurélio Nazaré, explica que, ao alugar um veículo, o turista pode ter mais autonomia para ampliar o roteiro da viagem.

“O tamanho da frota das locadoras para atender o turismo interno mostra, inclusive, que mais brasileiros estão viajando dentro do nosso próprio país, provando vantagens de locar automóveis. Seja em férias ou a trabalho, com um carro alugado fica bem mais fácil otimizar o tempo no destino em si, mas também fica mais fácil para expandir a viagem e conhecer destinos turísticos próximos", diz.

Setor Aéreo

O bom momento no turismo nacional também foi observado no transporte aéreo brasileiro durante o primeiro semestre de 2025. No total, o segmento alcançou 48 milhões de passageiros em voos domésticos, um crescimento de 8,3% em relação ao mesmo período de 2024, superando os 44,3 milhões registrados no período. Em relação ao mês de junho, o Brasil registrou 8,2 milhões de passageiros em voos domésticos, um crescimento de 10,8% em relação ao mesmo período de 2024.

Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) consolidam o sexto mês do ano como o segundo melhor desempenho de 2025 em volume de passageiros, empatado com o mês de maio e atrás apenas de janeiro, que somou 8,6 milhões de embarques e desembarques em voos domésticos.

Incenrtivo

O Ministério do Turismo desenvolve o “Conheça o Brasil”, um movimento nacional lançado em 2023 e que tem como objetivo incentivar e facilitar viagens de brasileiros no país. A iniciativa envolve a ampliação da conectividade aérea e da mobilidade entre destinos de norte a sul, além do aumento do fluxo de visitantes, estimulando a geração de negócios, emprego e renda nas comunidades receptoras.

A ação engloba o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear) para democratizar o acesso à aviação civil e melhorar o ambiente de negócios na área.

Foto meramente ilustrativa - Freepik 

Fonre: Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.