Pular para o conteúdo principal

EMBRATUR e CAF promovem workshop para potencializar o afroturismo brasileiro no exterior

 

 BRASILIA/- DISTRITO FEDERAL -A EMBRATUR, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), promove, nesta terça-feira (29) e em 5 de agosto, o workshop online “Trilhas do Afroturismo Internacional”. A participação é aberta a DMC’s (empresas de gestão de destinos, hotéis, secretarias de turismo estaduais e municipais, atores do afroturismo e outros membros do trade interessados em investir no segmento brasileiro mirando o mercado turístico internacional.

 O objetivo da ação é discutir boas práticas e caminhos para a expansão do afroturismo, com foco na consolidação e divulgação da oferta turística do Brasil no exterior. Afroturismo é um segmento turístico que abrange experiências que celebram a cultura, a história e as vivências da população preta e prioriza o empreendedorismo afro.

A programação será dividida em dois módulos. O primeiro, intitulado “Trilhas do Afroturismo Internacional: boas práticas, oportunidades e expansão do afroturismo para o mercado internacional”, ocorre em 29 de julho, das 19h às 21h. A apresentação abordará técnicas de storytelling para a promoção do afroturismo e o planejamento de experiências culturais.

O segundo módulo, “Trilhas do Afroturismo Internacional: marketing digital e comercialização internacional do afroturismo”, está agendado para 5 de agosto, no mesmo horário. Ele apresentará estratégias de marketing digital e casos de boas práticas na promoção e comercialização internacional do afroturismo.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com os workshops, a Agência e o CAF trabalham para transformar o Brasil em referência mundial no afroturismo. “Não existe história do Brasil sem a história da África. Colocar o afroturismo no centro da nossa pauta de promoção internacional é estratégico para fortalecer os afroempreendedores, gerar emprego e valorizar a memória do povo negro brasileiro. É como o turismo nos ajuda a construir um país mais justo, inclusivo e comprometido com o combate ao racismo”, disse. 

Para a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres, trata-se de um trabalho de continuidade. “O objetivo é que, a partir desses primeiros work shops, virão outros, onlines e presenciais, o Brasil se torne uma referência em afroturismo com protagonismo negro no mercado internacional. Isso é uma continuidade da parceria da Embratur com o Black Travel Summit que acontece esse ano em novembro no Rio de Janeiro”, destacou. 

Parceria

Os workshops são resultado de uma cooperação entre a Embratur e o CAF, assinado em janeiro de 2024. O objetivo do trabalho conjunto é estimular o afroturismo brasileiro promovendo suas características no mercado global. A parceria com o CAF busca elevar o afroturismo a um patamar de relevância internacional, alinhando a promoção turística do Brasil a uma agenda de desenvolvimento sustentável e inclusão.

Esta iniciativa está integrada ao Plano Brasis, o novo plano de marketing internacional da Embratur, que posiciona o Brasil como um destino comprometido com a sustentabilidade, a democracia e a inclusão, tendo o afroturismo como um de seus pilares.

O evento é gratuito e para participar basta se inscrever clicando aqui.

Foto meramente ilustrativa - Crédito Divulgação EMBRATUR

Fonte: EMBRATUR
 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.