Pular para o conteúdo principal

Quarta Colônia desponta como destino ideal para quem busca segunda moradia

 

PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL - Para quem sonha com uma segunda casa para descanso e lazer, a Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul, surge como uma alternativa interessante às tradicionais residências de veraneio no litoral. Com lindas paisagens naturais, rico patrimônio histórico e um ritmo de vida tranquilo e acolhedor, a região tem atraído cada vez mais pessoas que buscam um refúgio no campo.

Composta por nove municípios, a região é conhecida por sua forte influência italiana e por preservar costumes e tradições. Entre os principais atrativos estão o Geoparque Quarta Colônia, reconhecido pela Unesco, que oferece trilhas e experiências ao ar livre em meio a formações geológicas únicas, e uma gastronomia farta, com vinícolas familiares, cantinas e produtos artesanais de alta qualidade.

Recentemente, a região passou a integrar o portfólio da CVC, maior operadora de turismo da América Latina, ampliando sua visibilidade e acessibilidade para turistas que buscam experiências autênticas e diferenciadas.

A conquista ocorreu após dois anos de negociações com a empresa, que foram capitaneadas por Andreia Brondani, proprietária da agência de turismo Viaggio Quarta Colônia. “Com essa nova oferta, a região se consolida como um destino ideal para quem deseja desfrutar de um local em meio à natureza, longe da agitação dos grandes centros urbanos e do movimento das praias no verão”, destaca.

Com um clima ameno, qualidade de vida elevada e um forte senso de comunidade, a Quarta Colônia atrai não apenas turistas, mas também aqueles que desejam um refúgio permanente para o descanso e o convívio familiar, o que também tem atraído investidores.

“Enxergamos um potencial gigantesco na região, acreditando que o turismo ecológico e cultural pode ser um dos grandes vetores de crescimento, desde que ocorra de forma responsável e integrada”, destaca Giancarlo Castagna, partner fundador da Vōrtica by Gr, desenvolvedora imobiliária responsável pelo empreendimento ALMAI, que será construído no distrito do Recanto Maestro, localizado no município de Restinga Sêca.

O que fazer na Quarta Colônia?

Seja para um fim de semana ou para um novo estilo de vida, a Quarta Colônia se firma como um dos mais promissores destinos do interior gaúcho. Para quem deseja explorar seus encantos, seguem algumas atrações:

  • Geoparque Quarta Colônia: trilhas e formações geológicas únicas reconhecidas pela Unesco.

  • Cachoeiras de Faxinal do Soturno: cenário natural perfeito para banho e contemplação.

  • Vinícolas e cantinas típicas: experiência gastronômica com vinhos e pratos tradicionais da cultura italiana.

  • Igrejas e arquitetura histórica: construções que refletem a influência europeia na região.

  • Eventos culturais e festivais: celebrações locais que reforçam a tradição e hospitalidade da Quarta Colônia.

Foto: Geoparque Quarta Colônia/ Divulgação

Fonte: laura@criterio.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.