Pular para o conteúdo principal

Em clima de otimismo, ChocoPáscoa Gramado começa nesta sexta-feira

 


GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Com atrações gratuitas ao público, a ChocoPáscoa Gramado será aberta nesta sexta-feira, dia 28, a partir das 15h. Para marcar a comemoração dos 10 anos do evento, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pela organização, preparou uma solenidade especial. Totalmente revitalizada, a tradicional Paradinha de Páscoa pela avenida Borges de Medeiros vai anteceder a solenidade oficial de abertura, que ocorre em frente ao Palácio dos Festivais.

De acordo com a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, a ChocoPáscoa Gramado, que continua até 21 de abril, será o grande evento do primeiro semestre na região. Em 25 dias, a cidade espera receber um público de mais de 700 mil pessoas. Além de uma bela e colorida decoração temática pelas ruas, a programação terá atividades culturais, lúdicas e religiosas em diversos pontos. Os atrativos devem incrementar a economia turística e incentivar a venda de chocolates artesanais. “Teremos quase um mês de programação e, para finalizar, um baita feriado com Sexta-feira Santa, dia 18 de abril, e Tiradentes, dia 21. Será um evento maravilhoso e que irá atrair muitos turistas”, projeta Rosa.

Conforme o presidente do SindTur Serra Gaúcha, Cláudio Souza, a expectativa é por boa ocupação hoteleira no período do evento. Souza destaca que é importante que os visitantes façam reservas em hotéis e restaurantes com antecedência. “Para a primeira semana de abril, nossa ocupação está em 70%. No feriadão de Páscoa, temos uma taxa de 45%, o que indica que teremos um grande movimento. Em cima da hora, acredito que os hotéis estarão lotados. Quem reserva com antecedência, consegue melhores tarifas”, frisa.

Produção de chocolates

Outro setor otimista é o de chocolates artesanais. Segundo estimativa da Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco), a produção deve ultrapassar as 700 toneladas. Apesar do aumento de mais de 120% no cacau, que é a principal matéria-prima do chocolate, a Achoco estima um crescimento de 10% na produção, especialmente, pela projeção de aumento no fluxo turístico. “O que nos leva a ter uma expectativa positiva é o fato de termos dois feriados juntos e a Páscoa deste ano ser mais tarde, com temperaturas mais amenas”, afirma o presidente da entidade, Fabiano Contini.

Atualmente, Gramado tem 28 empresas cadastradas como fábrica de chocolates. Destas, sete são associadas a Achoco. O setor emprega aproximadamente dois mil trabalhadores de forma direta e indireta entre fábricas, lojas, parques e prestadores de serviços.

Atrações por toda a cidade

Além de inovar na decoração, a Gramadotur buscou novidades na programação da ChocoPáscoa Gramado. Na Rua Coberta, será instalada a Mara Cakes Fair, que vai receber talk shows, desfiles, oficinas, espaço kids e exposições de confeitaria. O evento terá, ainda, atrações na avenida Borges de Medeiros, no Lago Joaquina Rita Bier e na Praça das Etnias, onde será instalada a Vila de Páscoa e a Casa do Pascoalino. A consagrada Paradinha de Páscoa vai ocorrer nas sextas, sábados e domingos na Borges. Outra atração é a Corrida do Coelho, que será realizada no sábado, 19 de abril, com chegada e partida em novo local: o charmoso Lago Joaquina Rita Bier. Em parceria com o Senac Gramado, as oficinas gastronômicas de Páscoa estão mantidas na programação. O aspecto religioso está contemplado na programação do Gramado Aleluia. Além de celebrações nas igrejas e templos, o evento terá duas procissões ao ar livre – a de Ramos e a dos Passos.

O Ministério da Cultura apresenta a ChocoPáscoa Gramado. O evento conta com patrocínio master: Gav Resorts. Copatrocínio: Havan. Participação Especial: Mara Cakes Fair. Apoio: RBT Internet, Vila da Mônica Gramado e Sebrae. Apoio Institucional ACHOCO. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Colaboração: Casa Lúdica Gramado, Sicredi Pioneira, Florybal Chocolates e Fecomércio, SESC SENAC. Agente cultural: Marca Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil, União e Reconstrução.

Foto: Cleiton Thiele

Fonte: Halder Ramos

Jornalista | Assessor de Comunicação

Fone:  (54) 99608.4545


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.