Pular para o conteúdo principal

Celso Sabino é eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo

 


BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - A partir do próximo ano, o Brasil ocupará o posto mais alto do turismo no que diz respeito à tomada de decisões no setor. A eleição que escolheu o nome do ministro do Turismo, Celso Sabino, para comandar o Conselho Executivo da ONU Turismo foi realizada em Cartagena, na Colômbia, durante a 122ª Reunião do Conselho. O encontro conta com a participação de representantes de 35 países.

Sabino é o primeiro brasileiro a ocupar um alto cargo de representatividade na ONU Turismo desde a criação do organismo internacional, em 1975. Durante o mandato, que tem a duração de um ano, o ministro brasileiro será responsável por liderar o órgão nas decisões estratégicas para o setor, como atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, a relação entre o setor e as mudanças climáticas, digitalização, entre outras.

“Me sinto honrado em assumir essa missão em uma entidade tão importante para o setor do turismo e acredito que a escolha é resultado dos excelentes números que temos obtido no turismo brasileiro, bem como da união dos países da América do Sul em um bloco forte e integrado, em busca de um maior protagonismo no cenário internacional”, comentou o ministro Celso Sabino.

A eleição foi disputada com a representante do Barhein e contou com 35 eleitores. Celso Sabino vai assumir a missão no ano em que o Brasil será palco de dois grandes eventos mundiais: BRICS e COP 30. Este último, realizado em Belém (PA), terra natal de Sabino, é o mais importante encontro de discussão de mudanças climáticas do mundo e reunirá acadêmicos, líderes globais e sociedade civil, entre outros.

Escritório no Brasil 

A cidade do Rio de Janeiro, principal porta de entrada de turistas estrangeiros no país, foi o local escolhido para sediar o primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas e no Caribe. A unidade contará com consultores brasileiros e estrangeiros, que pensarão as melhores ações e políticas para impulsionar o turismo em toda a região, promovendo o desenvolvimento econômico e social dos países atendidos.

Caberá ao escritório dar continuidade às atividades da ONU Turismo em âmbito regional e desenvolver ações relacionadas à promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível, bem como promover a integração do turismo na agenda global, melhorar a competitividade do setor e construir parcerias no sentido de fortalecer a atividade, entre outras iniciativas.

Foto meramente ilustrativa -Mtur

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.