Pular para o conteúdo principal

Começa a 4ª e última reunião técnica do GT de Turismo do G20

BRASILIA/DISTRITO FEDERAL -Teve início nesta quinta-feira (19.09), em Belém (PA), a 4ª e última reunião técnica do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 – grupo que reúne as 20 maiores economias mundiais. O encontro marca a conclusão de uma série de discussões realizadas ao longo deste ano em torno de temas estratégicos para o setor, como sustentabilidade, qualificação profissional e atração de investimentos. O evento foi aberto pela secretária-executiva do Ministério do Turismo do Brasil, Ana Carla Lopes, e pelo presidente do grupo técnico e chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, Heitor Kadri.

Sob a presidência do Brasil, o grupo vem se reunindo desde o início deste ano em diversos destinos do país. O primeiro encontro, realizado de forma virtual, teve como foco a qualificação e o treinamento no turismo. Além disso, a reunião foi pautada pelo desenvolvimento do setor por meio de capacitações e pelo aumento do financiamento privado. A sustentabilidade também teve prioridade, já que o país sediará a COP30 em 2025. Na ocasião, a delegação brasileira apresentou um estudo recente, realizado pela ONU Turismo, que traz um marco estatístico para medir a sustentabilidade dos destinos, com base em novos indicadores.

Dando continuidade às discussões, a capital brasileira, Brasília (DF), foi o ponto de encontro da segunda reunião. Na pauta, estavam propostas para assegurar o fortalecimento das instituições multilaterais e a ampliação do financiamento internacional. Ainda durante o encontro, as delegações puderam acompanhar a apresentação de estudos de caso sobre experiências bem-sucedidas no turismo brasileiro.

No Rio de Janeiro (RJ), a 3ª reunião foi um momento de avaliar as discussões e avanços do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 entre os anos de 2010 e 2023, garantindo o apoio e a continuidade das ações estratégicas da cúpula. A reunião contou com a presença de entidades internacionais como a ONU Turismo, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que trouxeram contribuições com suas perspectivas e expertise no setor.

MAIS EVENTOS – A programação para os próximos dias inclui uma série de painéis paralelos e discussões ministeriais. Amanhã, o dia começará com uma abertura conjunta liderada por figuras como o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e líderes de organizações internacionais como a WTTC e a ONU Turismo. Entre os destaques, está o Fórum de Sustentabilidade, focado em promover políticas de turismo que impulsionem o turismo sustentável.

No terceiro dia, haverá a reunião ministerial, com a participação dos líderes do setor de diversos países e reuniões bilaterais para discutir parcerias estratégicas. O evento destacará o diálogo entre os setores público e privado, explorando soluções inovadoras para o desenvolvimento de um turismo responsável e sustentável na Amazônia, seus arredores e em todo o mundo.

Reunião está sendo liderada pela secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, e pelo chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Heitor Kadri. Crédito: Bruno Carachesti/MTur

Fonte:Cláudia Bispo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.