Pular para o conteúdo principal

Embratur participa do 1º Encontro de Afroturismo de São Luís (MA) ​   

​   

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - Segundo a coordenadora, acompanhar o crescimento de uma vertente tão importante e ancestral no turismo é gratificante. “Quando a gente acredita num propósito que é impactar a vida das pessoas por meio do turismo, ele pode ser a ferramenta mais valiosa para enfrentarmos o racismo criando roteiros que empoderem a população preta. Fiz um ano de Embratur e, estar em São Luís, vendo o afroturismo caminhar de forma tão afetuosa e com respaldo da comunidade, é uma vitória, além de gerar renda com protagonismo negro”, declarou.

 

O evento também contou com uma mesa redonda sobre desafios e oportunidades do afroturismo em São Luís com representantes do segmento da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), do Diáspora.Black e da Cozinha Ancestral.

 

Eixo prioritário


Desde o início da nova gestão, a Embratur investe em uma atuação forte nas ações voltadas ao afroturismo, que resgata e revela aos visitantes estrangeiros a nossa ancestralidade, valorização da cultura, gastronomia e sabedoria negras, além de geração de emprego e renda para as comunidades afros que atuam no turismo.

Em 2023, a Agência levou representantes do segmento para feiras em Paris, Nova York e Londres, produzindo séries, como o ‘Turismo Transforma’, não somente sobre destinos, mas incluindo profissionais negros como atores de sua própria história e como consumidor.
 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, falou sobre a escolha do afroturismo como um eixo prioritário da atual gestão. “A gente quer e precisa muito que essa população negra, que construiu esse país, que é peça fundamental para nossa cultura, religiosidade e economia, por exemplo, que essa população seja nossa imagem e que seja protagonista desse Brasil que é visitado pelo mundo inteiro”, comentou.
 

Em 2024, dentro do segmento, a Agência promoveu uma press trip com cinco comunicadores dos Estados Unidos no Carnaval de Salvador (BA), na qual foram priorizados roteiros afrocentrados. Também firmou acordo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) para promover o afroturismo brasileiro no mercado global, no qual está incluso a elaboração de um Mapa de Afroturismo no Brasil e o Plano Estratégico para a Promoção Internacional do Afroturismo. Também estão previstas viagens de familiarização voltadas aos operadores de turismo internacionais (famtours) para o Maranhão e Pará.
 

Em abril, durante a WTM Latin America, realizada em São Paulo (SP), a Agência faturou duas categorias no 2° Prêmio do Afroturismo promovido pela plataforma Guia Negro. A coordenadora Tania Neres ganhou como a melhor profissional do segmento em 2023 e a Agência venceu como a melhor empresa parceira do afroturismo do ano passado.

 

Foto: Divulgação

Fonte: EMBRATIR
 


 


 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.