BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS - Nas casas mineiras, o coração está na cozinha. Entre os elementos que ajudaram a desenvolver culturas e identidades em cada região do Estado, os sabores e saberes da nossa culinária surgem como peça-chave dessa formação. Para celebrar o que combina passado, presente e futuro e projeta Minas para o mundo, 2024 se transforma no “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”. O projeto será lançado no 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais e vai permear a programação do evento, que será realizado nas próximas terça (12/03) e quarta-feira (13/03), no Palácio das Artes, espaço-símbolo da cultura mineira localizado na capital.
Na abertura especial do encontro, cujo objetivo é compartilhar experiências e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os setores cultural e turístico, o violinista e compositor Marcus Viana irá interpretar a canção “Pátria Minas”, de sua autoria, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.
Após a performance de Viana, o jornalista, apresentador e escritor Zeca Camargo fará um bate papo, a partir das 14h30, sobre “Cultura e Turismo Cultural”. Na sequência, o lançamento do “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea” marca a programação. Às 16h, a chef Mariana Gontijo comanda a Cozinha Viva, no foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Mariana é reconhecida pela pesquisa e valorização dos ingredientes do cerrado e da cozinha mineira de
raiz, os quais são revisitados em seus pratos de forma contemporânea.
O evento também terá momentos de atendimento ao público com a participação do Arquivo Público Mineiro, do Instituto Estadual d Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, da Diretoria de Museus, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, da Diretoria de Fomento Cultural e da plataforma Prosas. Além disso, haverá exposição e comercialização de produtos típicos da cozinha e da cultura mineira. Além da programação no Palácio das Artes, visitas técnicas em mais de 20 equipamentos do Circuito Liberdade serão oferecidas aos participantes e jogarão luz na prática da produção cultural, dos museus, dos arquivos e também das atividades do turismo.
O 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Sebrae Minas, a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo e Associação Mineira de Municípios (AMM). Participam da programação gestores de todo o estado, reunidos para debater estratégias e trocar experiências bem sucedidas nos municípios.
O Governo de Minas, por meio da Secult, lançará o projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea” na próxima terça-feira (12/03) (Foto Secult/Divulgação)
O lançamento do “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea” marca o início de uma série de ações voltadas, para a promoção da diversidade da cozinha de Minas Gerais e
de como ela é definidora também da cultura do estado. “Serão dois dias de muita reflexão, aprendizados e estudos. Falar da Cozinha Mineira é falar da formação de Minas Gerais, das nossas identidades, das nossas culturas, de quem fomos e de quem somos. Ao longo de 2024, faremos várias ações para celebrar a Cozinha Mineira. Na terça- feira, teremos o ponto de partida”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Inscrições
O evento está com inscrições abertas até o dia de abertura – terça-feira (12/3). Os ingressos para as diversas atividades são gratuitos e devem ser retirados por meio da plataforma Sympla.
Para participar, é necessário apresentar o ingresso virtual ou impresso no momento do check-in. Ao final do evento, será emitido certificado de participação. O 6º Encontro de Gestores de Cultura de Turismo de Minas Gerais já recebeu, até o momento, o número recorde de 2.221 inscrições para os dois dias no Palácio das Artes.
Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira
@sergiomoreira63
Informações para a coluna enviar para
Comentários
Postar um comentário