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Minas TURISMO Gerais - Escreve: Sérgio Moreira

 


BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS - O Brasil nos últimos anos tem recebido cerca de 6 milhões de turistas estrangeiros. O grande número é da América do Sul, depois os americanos. Para o crescimento dos turistas de outros países, o governo federal vai organizar vários trabalhos de divulgação das atrações do Brasil, uma riqueza de cultura, história, gastronomia, belezas naturais. 

 

O Conselho Nacional doTurismo (CNT) revisou e aprovou o Plano Nacional de Turismo do quadriênio 2024-2027, em reunião realizada dia 30 de janeiro, no Ministério do Turismo. Os conselheiros também referendaram a meta da Embratur de crescimento no número de turistas internacionais no Brasil para chegar a 8 milhões até 2027, com previsão de entrada de divisas de US$ 8,1 bilhões no mesmo ano. A Agência fechou 2023 com, aproximadamente, 6 milhões de turistas internacionais e em breve serão divulgados os dados sobre as divisas. 

A meta de alcançar a marca de 8 milhões de turistas internacionais em 2027 foi estimada levando em conta uma série de informações, incluindo infraestrutura e o tamanho da malha aérea do Brasil e a conectividade do país. Os conselheiros destacaram que a cifra, que também consta no

plano plurianual da Agência, é a que deverá ser levada em conta pela Presidência da República em projetos de lei, por exemplo.

O desafio de 10 milhões de turistas internacionais em 2027 foi uma proposta feita pelo ministro do Turismo, Celso Sabino. Além de Freixo, a diretora de Marketing Internacional, Negócios

e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, e o gerente de Inteligência de Dados da Agência, Fábio Montanheiro, também participaram da reunião.

Jaqueline Gil destacou que a Agência apresentou o plano internacional de marketing ao CNT. “Nós também divulgamos o calendário de promoção internacional do Brasil em 2024 e

reafirmamos nosso compromisso de que vamos apresentar, em breve, os resultados da pesquisa de mercado internacional de imagem do Brasil”, lembrou. A diretora ressaltou, ainda, a

importância da revisão das metas de turismo e de entrada de divisas internacionais no país para daqui a três anos. “A entrada de recursos é medida pelo Banco Central e a entrada de turistas

estrangeiros, pela Polícia Federal. Foi uma discussão muito rica.

 

O conselho se posicionou favorável à percepção da Embratur de que atingirmos o número de 8 milhões de estrangeiros no país em 2027 é muito bom, e se conseguirmos atingir os 10 milhões,

é extraordinário. Mas trabalharemos com o número que a gente entende que é mais próximo das possibilidades do país hoje”, afirmou a diretora.

 

Capital mineira considerada Cidade Criativa da Gastronomia

 

 

A diversidade gastronômica é uma das principais características da identidade cultural brasileira. Ela traduz a história, as tradições, os diferentes costumes e saberes de uma

comunidade ou território.

Diversas cidades brasileiras ganharam o título de Cidades Criativas da Gastronomia pela UNESCO e entraram em uma rota bastante procurada para quem é apreciador de viagens gastronômicas. Atualmente, 246 cidades do mundo ostentam m o título de Cidades Criativas, sendo 36 na área da gastronomia.

 

Belo Horizonte é considerada Cidade Criativa pela UNESCO, a cidade é conhecida como a “Capital dos bares e butecos”, já que detém a impressionante marca de 28 bares por quilômetro

quadrado. Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Mercado Central, famoso por seus queijos, doces e artesanatos. Em suas 400 lojas dos mais variados produtos e sabores.

A gastronomia da capital mineira é um capítulo à parte com pratos típicos como frango com quiabo, tutu de feijão, feijão tropeiro (receita que leva feijão, farinha de mandioca, torresmo e linguiça), leitão à pururuca e frango ao molho pardo, além de produtos símbolos do estado como o pão de queijo e o doce de leite. Aliás, os queijos em geral da região são bastante famosos

e apreciados por todos os públicos. Além de bares e butecos em todos os bairros da cidade, BH não tem mar, mas tem bar, são cerca de 10 mil em toda capital mineira.

 

Coluna Minas Turismo Gerais, 

Jornalista Sérgio Moreira@sergiomoreira63 

Informações para a coluna enviar para

sergio51moreira@bol.com.br


 

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