Pular para o conteúdo principal

Produtividade, Sustentabilidade e o Trabalho por Abdon Barretto Filho *

 

PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL - Mesmo reconhecendo que as variações do clima global; economia globalizada; avanços tecnológicos; desregulamentações de mercados e o aumento da população do planeta, as organizações com ou sem fins lucrativos estão buscando alternativas através da produtividade e da sustentabilidade.(Foto meramente ilustrativa).

Convém salientar que produzir mais com custos menores exigem novas combinações possíveis com as utilizações dos fatores de produção: terra, capital (técnico e/ou financeiro) e trabalho.

A produtividade, na economia, é considerada a relação entre aquilo o que é produzido e os meios empregados (mão-de-obra, materiais, energia, etc).

Produtividade tem a ver com eficiência e tempo: quanto menor for o tempo levado para obter o resultado pretendido, mais produtivo será o sistema.

Logo, salvo melhor juízo, as aplicações tecnológicas nos diversos setores estão exigindo novos perfis de empresários,  empreendedores e colaboradores, destacando-se as inovações nas produções de alimentos e bens e/ou serviços.

Bons exemplos

Bons exemplos são identificados no agro negócio:a bio tecnologia; a mecanização agrÍcola; os drones; os aplicativos, entre outros avanços tecnológicos .

Naturalmente, estão sendo liberadas atividades humanas tradicionais  que nem sempre podem ser utilizados nas indústrias e nos serviços.

Todos querem produzir  mais com menos recursos.O mesmo está acontecendo com o setor industrial. Na realidade, a produtividade está ao lado da sustentabilidade social, econômica e ecológica

A sustentabilidade consiste em atender às necessidade das gerações atuais sem comprometer as necessidade das gerações futuras, garantindo ao mesmo tempo um equilíbrio entre o crescimento econômico, o respeito pelo meio ambiente e o bem estar social.  

Espera-se que   novos caminhos sejam descobertos para reduções dos contrastes e disparidades visando a melhoria continua da qualidade de vida para todos.  

A geração de emprego está vinculada aos investimentos maiores que exigem serviços mais qualificados.

Com gerar empregos ?

Como aumentar a produtividade ?

Como alcançar o desenvolvimento sustentável 

O primeiro grande desafio é entender o grande desafio que a Economia mundial está enfrentando.

Não existem empregos para todos.

As decisões Políticas sempre são  influenciadas pelas necessidades ilimitadas dos seres humanos e a escassez dos fatores de produção.

A Política e a Economia devem conviver em harmonia porque  necessitam do bom senso, de equilíbrio, da ética, entre outras conquistas civilizatórias para a humanidade.

São as responsáveis pela  diminuição da pobreza e  a  produção e distribuição de riquezas.

Seja na oferta da proteína animal até a demanda do consumo do tempo livre, incluindo o fenômeno turístico.

Será ?

Respeitam-se todas as opiniões contrárias.

São reflexões.

Podem ser úteis.

Pensem nisso.

Por Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social

E-mail: contato@abdonbarrettofilho.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.