Pular para o conteúdo principal

City Marketing: De Humanos para Humanos - Por Abdon Barretto Filho

 


PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL - O Marketing do Destino Turístico (City Marketing) envolve pessoas, infraestrutura, equipamentos, sistemas tecnológicos, serviços profissionais estratégicos, táticos e gestões.  É um conjunto de parcerias públicas e privadas para o desenvolvimento do fenômeno turístico, captando e mantendo fluxos de visitantes.  São ações humanas interessadas no bem receber possibilitando experiências memoráveis aos visitantes, sejam eles interessados nos negócios e investimentos na cidade; participantes de eventos e/ou no entretenimento e lazer disponíveis. 

 

Sempre é bom destacar que no Turismo, são pessoas que atendem as pessoas, gerando experiências diversas e inesquecíveis. Sem pessoas não existem Oferta e Demanda no fenômeno turístico. 


São ações humanas interessadas no bem receber possibilitando experiências memoráveis aos visitantes, sejam eles interessados   nos negócios e investimentos na cidade; participantes de eventos e/ou no entretenimento e lazer disponíveis. 

 

Mesmo com os avanços tecnológicos, incluindo a Inteligência Artificial, são os humanos responsáveis pelo fenômeno turístico em todo o mundo. 

 

Os avanços tecnológicos e a tecnologia aplicada não possuem emoções, os humanos, sim. Os humanos querem fazer parte de algo maior que eles.

 

Os humanos querem sentir. 

 

Os humanos querem ser incluídos. Os humanos querem entender para adaptarem-se aos novos desafios. Os humanos são suscetíveis a erros e emoções geradas pelas experiências e pelo ambiente ao seu redor, inclusive nas cidades onde estão vivendo ou visitando. 

 

No Turismo Urbano, incluindo nos Hotéis, Centros de Eventos, Restaurantes e nos demais equipamentos e serviços com tecnologia intensiva de mão de obra são impactados com as velocidades das mudanças. 

É indispensável a equação equilibrada entre inteligência artificial compatível com a inteligência humana. 

 

Nada substitui o talento humano que tem a capacidade de inovar, incluindo a criação da Inteligência Artificial.   

 

O humano não pode ser considerado como um Robô Sapiens. 

 

A Inteligência Artificial e todas aplicações tecnológicas 

devem contribuir para o desenvolvimento humano. 

 

Convém destacar que as atividades que podem ameaçar a vida humana e/ou que sejam repetitivas e sem valor agregado, podem ser substituídas pelas novas tecnologias. 

Sempre foi assim na história da humanidade, desde da guerra do fogo entre os primeiros humanos até a busca de novos Planetas e o Turismo Espacial. 

 

Somente os humanos podem encontrar alternativas objetivando dias melhores para todos, inclusive tornando a Inteligência Artificial como um aliado e companheira nos serviços domésticos e profissionais. 

 

No City Marketing não poderia ser diferente. 

 

Existem grandes possibilidades nas aplicações tecnológicas nos verbos transportar, visitar, comer, entreter, hospedar, comprar e dormir. 

 

Sempre de humanos para humanos. 

Será? 

Respeitam-se todas as opiniões contrárias. 

São reflexões.  Podem ser úteis. 

Pensem nisso.


Foto: Freepik


Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social

contato@abdonbarrettofilho.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.