BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS - O Palácio da Liberdade é uma atração na capital mineira. Foi a sede administrativa do governo estadual por décadas. Desde 2020, o governador, vice-governador e secretários estaduais trabalham na Cidade Administrativa.
Com a mudança da administração estadual para a Cidade Administrativa o Palácio da Liberdade hoje é utilizado para eventos e reuniões, principalmente pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo-Secult. Todo primeiro domingo do mês o público poderá acompanhar a troca da Guarda com participação da Banda de Música da PMMG, exposição de viaturas policiais históricas, concerto da Orquestra de Música da PMMG e mais uma edição "Passeio pela História" marcam neste final de semana a programação cultural e turística no Palácio da Liberdade. Tradição histórica, a cerimônia apresenta um conjunto de ritos militares que se destacam pela beleza, sincronia e precisão dos movimentos. Um pelotão atravessa a alameda central da Praça da Liberdade, acompanhados pelos Dragões da Inconfidência, a exibição de cadetes acompanhada pela Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Ao final, o público é convidado a adentrar os jardins do Palácio pelos portões principais onde poderá desfrutar da beleza dos jardins e visitas as instalações do Palácio. Além disso, duas atividades extras trazem mais entretenimento para o público: o concerto da Orquestra de Música da PMMG.
Já o "Passeio pela História", é uma ação realizada pelo programa educativo da Casa Fiat de Cultura, onde o público realiza uma visita patrimonial ligando os dois Palácios, dos Despachos e da Liberdade, passando pela Praça da Liberdade. A historiadora e educadora Ana Carolina Ministério vai compartilhar dados históricos, arquitetônicos e patrimoniais dos edifícios no entorno da Praça, além de relembrar algumas lendas que envolvem esses lugares. No dia 5 de março, a visita seguiu para o Palácio dos Despachos, prédio projetado para receber as atividades administrativas do governo estadual, e que abriga hoje, a Casa Fiat de Cultura. Durante o percurso, o grupo também visitará o Palácio da Liberdade, edifício inaugurado em 1897 para ser a sede administrativa e a residência oficial dos governadores. O Passeio pela História será finalizado na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura.
A realização é do Ministério da Cultura, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Arte e Cultura. Viabilizado pelo projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, Pronac 193896, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. O patrocínio é da Copasa.
Congresso da Febtur
Depois de decidir Salvador como cidade sede do I Congresso nos dias 1, 2 e 3 de junho, na Casa do Comércio, a diretoria da Federação Brasileira de Jornalista e Comunicadores de Turismo (Febtur) escolheu a marca do evento e o tema central: “A Comunicação Plural para um Turismo sem Fronteiras”.
Um ano depois de ser criada, com cinco associações afiliadas devidamente regulamentadas, três em formação e mais de 100 associados, a Febtur espera receber em torno de 120 jornalistas especializados em turismo do Brasil e de outros países para discutirem temas que remetem à comunicação dessa atividade, que assume papel cada vez mais importante no aspecto social e econômico do Brasil
Para Gorgônio Loureiro, Presidente Nacional da Febtur, “a comunicação do Turismo, deixa de ser um assunto de canto de página na revista ou jornal para assumir o protagonismo de um assunto de estado, já que a atividade do turismo está na Constituição Brasileira, no artigo 180, como uma atividade de estado, mas ela não é tratada com esta importância pelos governantes”. Será com este olhar que a Febtur vai tratar a comunicação que é feita para o turismo no País.
A Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, já confirmou presença na abertura do Congresso. Outros nomes importantes do setor, nacionais e internacionais, estão recebendo convite para participarem como palestrantes, enquanto a Febtur Bahia, anfitriã e organizadora local do Congresso elabora a programação técnica e social, para que os participantes desfrutem o máximo da hospitalidade baiana e das atratividades que a cidade oferece aos seus visitantes. Serão três dias de atividades técnicas, com palestras, mesa redonda, reunião de trabalho da entidade e visitas sociais.
Para a jornalista Heloísa Braga, Presidente da Febtur Bahia , o I Congresso da Febtur inicia, para os profissionais de comunicação, assim como para o turismo, um novo momento, ressignificando a importância e a força que tem o segmento da comunicação de destinos, produtos e serviços. “Para a Bahia, é a oportunidade de mostrar ‘in loco’ toda a sua potencialidade aos profissionais especializados na divulgação turística, de ser propagada para inúmeros mercados e, por consequência, contribuir para o aumento do fluxo de visitantes. Um marco histórico, uma nova era para a comunicação voltada para o turismo”, completa.
Apoiadores
O I Congresso da Febtur tem o apoio do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur/BA); da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult/Salvador); do Sebrae/BA; da Fecomércio/BA; do Conselho Baiano de Turismo (CBTUR); do Salvador Destination e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/BA).
Barro Preto Fashion Day, um festival de moda
A 14ª edição do Barro Preto Fashion Day será realizada nos dias 10 e 11 de março, na rua Guajajaras entre ruas Mato Grosso e Araguari, com o objetivo de valorizar a pluralidade da moda produzida e comercializada no bairro. Várias marcas e lojas da região irão participar e apresentar suas coleções durante os desfiles abertos ao público.
Nessa edição, o lado comercial é o foco dos realizadores do evento, instituições conceituadas e centradas nos negócios como a Ascobap – Associação Comercial do Barro
Preto, Fecomércio, Sesc e Senac em Minas e Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte (Sincateva-MG).
Segundo o presidente da Ascobap, José Paulino, “cada empresa participante do BPFD trará a Belo Horizonte um lojista de fora da capital mineira dentro do projeto turismo de compras, o que significa oferta de passagens e hospedagens”. Além de conhecerem as oportunidades comerciais do bairro, eles participarão de experiências gastronômicas e outras vivências programadas pelos organizadores.
Para Lúcio Faria, presidente do Sincateva-MG e vice-presidente da Ascobap, “o BPFD irá proporcionar aos lojistas de outras cidades uma visão do que há de melhor na moda mineira. Em ambiente seguro, conhecerão de perto as tendências da próxima estação em diversos segmentos e estilos com preços atrativos”.
Patrocinios
O Barro Preto Fashion Day conta, ainda, com patrocínio da prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur, da CDL BH – Câmara de Diretores Lojistas e do Sebrae/MG. A produção executiva é da Top Agency e a coprodução da Giro Eventos.
Estarão em destaque na passarela a produção do atacado e do varejo do bairro, como segmento festa, fast fashion, praia, gestante, lingerie, fitness, kids, jeanswear. A apresentação dos lançamentos para adultos será na sexta-feira (dia 10), às 16h; os desfiles infantis acontecerão no sábado (dia 11), entre 11h30 e 14h.
Além da moda, o BPFD conta com uma programação versátil, que envolve música, gastronomia, entretenimento, oficinas temáticas, entre outras atrações, dialogando com a cultura e com o lazer. Entre muitas novidades que marcam a 14ª edição, o evento estreia um Festival de Gastronomia, que terá como atração a comida italiana e sua influência no cardápio mineiro, levando em conta a história e a origem do Barro Preto. Cinco restaurantes foram convidados para participar da ação e funcionarão em estruturas montadas no local para receber o público na sexta-feira, das 14h às 22h, e no sábado, das 10h às 18h. A Giro Eventos é responsável por toda área gastronômica dessa ação.
Outra atração será o desfile dos novos criadores, no sábado (15h30), antecedendo o desfile principal, com destaque para Florent, marca belo-horizontina com concepção sustentável, que tem se sobressaído no mercado. Na sequência, no mesmo dia, haverá shows de Polly Angel, Léo Franklin e Banda e Banda Via Láctea.
No sábado, a programação começa às 10 horas com uma agenda que apresenta o Núcleo de Formação em Dança e o Coral jovem do Sesc, os desfiles infantis, show de cantora e compositora mirim Marcela Jardim, um fenômeno musical que detém mais de 277 mil seguidores no Instagram, cujo repertório passa pelo pop, batidão romântico e brega funk. Leo Franklin e Banda fecham o Barro Preto Fashion Day, com nova apresentação às 16h.
Simultaneamente, acontecerão várias atividades nos dois dias desse grande festival de moda, como oficinas e workshops realizados na Carreta Senac, que tem levado educação profissionalizante a vários recantos de Minas desde 1998; espaço saúde; espaço lazer; apresentação do Robô de LED com entrada no mini trio elétrico, que promete envolver, sobretudo, o público infantil no sábado.
Cerca de 5 mil pessoas estão sendo esperadas durante os dois dias do evento, que envolve uma superprodução para ser realizado. Segundo Lúcio Faria, o BPFD é um evento fundamental criado a partir das relações que a associação construiu ao longo de 25 anos com comerciantes do bairro, autoridades e instituições, entre eles a Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur, Sincateva, Sistema Fecomércio, Sesc, Senac em Minas, Sebrae, CDL BH, entre outros. “Através dos esforços conjuntos conseguimos essa grande parceria em prol do nosso movimento, que, por sua vez, movimenta não só a moda, mas todos os outros setores”, complementa.
Intercity BH Expo
O Hotel Intercity BH Expo, é um dos destaques da rede Intercity Hotels no Brasil, uma das maiores referências da hotelaria mineira. O empreendimento tem completa infraestrutura de serviços e oferece diárias com o melhor custo benefício e um atendimento impecável, tanto o turismo de lazer, como para o mercado corporativo de hospedagem, que na verdade é seu principal foco.
Destino de negócios e lazer, a capital mineira está apontando crescimento em sua ocupação, desde o início do segundo semestre de 2022. Os eventos estão voltando a todo o vapor e a área de turismo corporativo vem crescente de maneira sustentável. O Intercity BH Expo tem sentido a retomada dos negócios em hospedagens, eventos e gastronomia. Além disso, a unidade reafirma a parceria de sucesso com o maior centro de convenções da cidade, o Expominas, que também contribui para fortalecer o relacionamento com públicos de interesse.
Estrutura
O Intercity BH Expo conta com 286 unidades, distribuídas em 16 andares. Além de apartamentos para portadores de necessidades especiais, o hotel oferece serviço de espaço fitness completo e business center.
A estrutura de lazer conta com piscina de raia aquecida coberta, jacuzzi, lobby bar e restaurante.
A Intercity Hotels pertence ao grupo ICH Administração de Hotéis. Criada em 1999, é uma rede pioneira e inovadora no segmento de hotelaria urbana no país, que vem conquistando novos destinos a cada dia. Ao longo de sua trajetória, um planejamento sólido e a ousadia de investir em novos mercados garantiram à empresa um espaço reconhecido na hotelaria nacional. A ICH administra mais de 40 hotéis, de Norte a Sul do Brasil, sob as marcas Intercity Hotels e Yoo2 Rio, nos segmentos midscale e design/luxo, respectivamente, e, em breve, Tru by Hilton, no econômico. Atualmente, mantém uma aliança comercial com a Deutsch
Hospitality conectando suas marcas com hotéis na Europa e Ásia.
Informações e reservas: intercityhoteis.com.br.
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63
Informações para a coluna envie para sergio51moreira@bol.com.br
Comentários
Postar um comentário