Pular para o conteúdo principal

Atividades turísticas registraram crescimento de 11,8% no final de 2022


BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - Índice de Atividades Turísticas, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta quinta-feira (12.01), aponta que em novembro de 2022 o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 11,8%, na comparação com o ano passado. Os números foram impulsionados, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam com locação de automóveis; transporte aéreo; serviços de bufê; restaurantes; e transporte rodoviário coletivo de passageiros.

 

Em termos regionais, dez das doze unidades da federação investigadas apontaram avanço nos serviços voltados ao turismo. Os destaques foram para São Paulo (16,2%), Minas Gerais (26,4%), Paraná (15,9%), Rio Grande do Sul (15,0%) e Rio de Janeiro (4,4%).

 

Apesar da comparação com o mês anterior (outubro) apontar uma variação negativa de 0,1%, a movimentação financeira registrada no mês de novembro alcançou 97,5% do patamar pré- pandemia de Covid-19 (fevereiro de 2020), demonstrando a recuperação progressiva do setor.

 

“O turismo foi uma das atividades que mais sofreu com a pandemia. Por isso, temos o compromisso de fortalecer o setor, trabalhando pela promoção dos nossos destinos, pela melhoria do ambiente de negócios e pelo fomento ao empreendedorismo e à geração de empregos”, ressalta a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

 

Acumulado do ano


 No indicador acumulado de janeiro a novembro de 2022, o índice de atividades turísticas apresentou expansão de 32,0% frente a igual período do ano anterior. O número foi impulsionado pelo aumento na receita de empresas dos ramos de transporte aéreo de passageiros; restaurantes; hotéis; locação de automóveis; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê.

 

No quesito regional, o acumulado do ano mostra taxas positivas em São Paulo (39,1%), Minas Gerais (51,9%), Rio de Janeiro (16,3%), Rio Grande do Sul (40,1%) e Bahia (26,0%).

 

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), no qual o Índice de Atividades Turísticas faz parte, produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, incluindo o Turismo. A Pesquisa também apontou que o setor de serviços no Brasil está 10,7% acima do nível pré-pandemia (comparativo que leva em conta o mês de fevereiro de 2020).


Foto por: iStock

Fonte: Mtur


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.