Pular para o conteúdo principal

O adeus ao historiador Sergio da Costa Franco

 



PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL -A Associação Riograndense de Imprensa-ARI  lamenta informar a morte do seu conselheiro Sérgio da Costa Franco, aos 94 anos, na tarde desta quinta-feira,  dia 13 de outubro.

O historiador, pesquisador, advogado e ensaísta Sergio da Costa Franco morreu na tarde desta quinta-feira, aos 94 anos, em Porto Alegre. A causa da morte não foi revelada. Ele era também promotor de Justiça aposentado. Autor de 29 livros, sua especialidade era escrever sobre Porto Alegre, cidade sobre a qual publicou “Porto Alegre – Guia Histórico”, com quase mil verbetes sobre bairros, ruas, enchentes, epidemias, monumentos, instituições culturais e conterrâneos. A publicação teve a 5ª edição publicada em 2018. Ele escreveu a biografia de Júlio de Castilhos. Em 2005, “Os viajantes olham Porto Alegre” venceu o Açorianos de Literatura, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, que outorgou o Prêmio Joaquim Felizardo a ele em 2009. A Secretaria Municipal de Cultura, por meio do secretário Gunter Axt, também historiador, emitiu uma nota de pesar exaltando a paixão por Porto Alegre, seu principal de objeto de estudo como historiadorVelório na Capela 6, Cemitério da Santa Casa, das 9h às 17h.

Filho do juiz Álvaro da Costa Franco e de Gilda Werneck da Costa Franco, ainda na infância mudou-se para Porto Alegre, onde concluiu o curso secundário em 1945, no Colégio Anchieta. Formou-se em Geografia e História pela Ufrgs em 1948 e em seguida em Direito, pela mesma universidade, em 1954. Foi professor de ensino médio de 1947 a 1968, e chefe de comunicação regional do IBGE entre 1949 e 1952, quando fez concurso para o Banco do Brasil, onde trabalhou como escriturário até 1957. A partir daí fez carreira no Ministério Público do Rio Grande do Sul. Foi promotor de justiça e depois foi promovido a Procurador de Justiça em 1976 e aposentado em setembro de 1977.

Membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, foi o presidente da instituição de 1996 a 1998. Também era membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

A Associação Riograndense de Imprensa-ARI  lamenta a morte do seu conselheiro Sérgio da Costa Franco, aos 94 anos, na tarde desta quinta-feira,  dia 13 de outubro. Velório na Capela 6, Cemitério da Santa Casa, das 9h às 17h.

Foto: Wilson B.Sierra

Com informações do Correio do Povo

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.