Pular para o conteúdo principal

Lançado “Código de Conduta” contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo

 


BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - O município paraense de Salvaterra, na Ilha de Marajó (PA), foi palco na última terça-feira (21.06) do lançamento do Código de Conduta Brasil, ação do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), que tem como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no setor de Turismo. O evento fez parte do ciclo de entregas mensais do Programa Abrace o Marajó, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

 

Como parte da agenda de lançamento, o IFB promoveu oficinas de sensibilização sobre o tema junto à comunidade local durante 02 dias. Foram oito horas por dia dedicadas ao levantamento de estratégias adequadas à região para a adoção do Código a partir dos problemas e saberes locais.

 

As oficinas foram organizadas pelas professoras do IFB, Sandra Tabosa e Simone Pinheiro, e tiveram como metodologia as sete Práticas da Pedagogia da Cooperação. Este é o passo do projeto que tem como meta ativar o Código de Conduta, nos próximos oito meses.

 

Para isso, serão realizadas ações de prevenção, sensibilização e divulgação direcionadas aos profissionais do Turismo. “Nosso governo tem a missão de proteger nossas crianças e adolescentes de qualquer tipo de exploração no turismo e o lançamento do Código de Conduta Brasil no Marajó, como parte do Programa Abrace o Marajó, mostra que este é um trabalho integrado e que conta com a parceria valorosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

 

A coordenadora do projeto, Elissélia Paes, professora do IFB, explica quais serão as próximas fases. “Além do lançamento e das oficinas, faremos a atualização do Manual do Multiplicador, uma capacitação para a disseminação do Código e eventos para a divulgação destes produtos”, explicou. Para mais informações acesse AQUI.

 

ABRAJET E AFEET opoiám a campanha



 

Jornalistas profissionais de Turismo associados à ABRAJET Nacional (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e as executivas de Turismo associadas a AFEET Brasil (Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas) também defendem a luta pelo combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo e apóiam a iniciativa do Ministério do Turismo e Instituto Federal de Brasília (IFB).

 

Desde 2019, as duas Associações atuam para desenvolver ações conjuntas para conscientizar a população no combate do turismo sexual, um problema ainda no Brasil, e orientam a qualquer pessoa que presencie este tipo de conduta para que faça denúncia, mesmo que anônima, ligando para o Disque 100, telefone que funciona 24 horas por dia ininterruptamente.



Com informações do Mtur


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.