Pular para o conteúdo principal

MTur abre consulta pública para validar Produtos Agroalimentares Brasileiros

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL -O Ministério do Turismo abriu, nesta quarta-feira (08.12), consulta pública para validação dos Produtos Agroalimentares Brasileiros com foco no turismo gastronômico. A iniciativa, que busca incrementar a lista de artigos do tipo definida em conjunto com especialistas de todas as macrorregiões do país, faz parte das atividades de construção do Programa Nacional de Turismo Gastronômico do MTur.

A lista engloba alimentos das cinco regiões, e o público poderá deliberar sobre as opções especificadas para cada estado. As contribuições devem ser enviadas até 8 de janeiro de 2022. (Clique AQUI para participar)

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforça que a seleção dos produtos não é restritiva. “A riqueza da nossa culinária é imensurável e de um potencial enorme. Este é apenas um passo de todo um processo de estrutura.

A consulta pública é resultado de um mapeamento dos Produtos Agroalimentares Brasileiros realizado nos meses de julho e agosto pelo MTur, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Foram levados em consideração aspectos culturais, indicações geográficas, técnicas tradicionais de produção e outras características relevantes.

Toda a fase de levantamento de dados e de diagnóstico contou com a participação de representantes governamentais estaduais e municipais, acadêmicos, profissionais de turismo gastronômico e especialistas em turismo e gastronomia de todas as unidades da Federação.

Para a elaboração da lista, foram considerados não apenas itens agroalimentares de forma estrita, mas também produtos de origem animal, como mel e pescados, entre outros. Também houve a especificação de artigos que, apesar de já terem passado por algum tipo de processamento, ainda assim constituem-se em ingredientes da culinária local, a exemplo de queijo, vinho, cerveja artesanal e farinha.

Programa

 Um dos objetivos do MTur é a construção e a implementação do Programa Nacional de Turismo Gastronômico. A iniciativa, em consonância com a Política Nacional de Turismo, busca reforçar a contribuição da gastronomia à redução das desigualdades sociais e econômicas, à ampliação do fluxo de turistas, ao incremento do gasto médio de viajantes e à permanência de visitantes.

Foto: Sociedade pode participar da consulta pública até 8 de janeiro de 2022. Crédito: Leandro Moura/MTur

Por Vanessa Castro
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.