Pular para o conteúdo principal

Físico e digital também no Natal por *Abdon Barretto Filho

 

 

PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL -Conheço pessoas que fazem comunicações instantâneas com outras pessoas que estão a poucos metros de distância. Algumas mensagens são importantes, outras nem sempre.  Em alguns casos, existem perdas de tempo e dinheiro nas trocas de mensagens.  Segundo várias pesquisas, os brasileiros gostam muito de enviarem e receberem mensagens digitais nos celulares. 

 

Alguns preferem a comunicação digital com a série dos seus contatos e ignoram a importância do relacionamento físico pessoal.  Outros sabem que devem controlar os excessos da linguagem digital. Observa-se também que nas comunicações profissionais existem equívocos sobre postagens e reportagens. 

 

Pode-se encontrar muitas postagens e raras reportagens sobre determinados temas e organizações, demonstrando em alguns casos, falta de preparação técnica dos emissores de textos, áudios e vídeos.  Na realidade, todos podem produzir comunicações para seus públicos e receber retornos.  Cada vez mais a sociedade organizada acompanha e questiona as postagens inconsequentes.

 

Com a maturidade digital e a responsabilidade de cada usuário, principalmente nas participações das redes sociais, existe uma perspectiva que os avanços tecnológicos principalmente nos meios de comunicação possam ser úteis às pessoas, afastando a irresponsabilidades das notícias falsas e/ou campanhas difamatórias. 


Encontros presencias tem grande significado

 

No caso das mensagens, postagens e reportagens sobre os festejos do final do ano, convém destacar que os encontros presenciais e as reuniões podem ter grandes significados nos relacionamentos humanos.  Trocas de mensagens digitais em textos e vídeos são importantes para pessoas distantes.  Entretanto, com as pessoas próximas deve-se confirmar seus encontros pessoais e físicos.  Visite e divida alguns momentos com elas.  

 

Gente gosta de gente. Pessoas normais gostam dos convívios sociais.  Encontrar, conversar, celebrar, amar, entre outros verbos, são integrantes da existência humana.  É óbvio que ainda existem ameaças das variantes do Covid 19. Mas, as viagens estão aumentando e os eventos estão sendo retomados. 

 

A vida continua. 

 

As esperanças de dias melhores existem.  Convém salientar que nos relacionamentos humanos, nada substitui as presenças físicas, olhando-nos olhos e abraçando ou deixando-se abraçar pelas pessoas que se gosta. 

 

Será? 

 

Respeitam-se todas as opiniões contrárias. 

 

São reflexões.

 

Podem ser úteis. 

 

Pensem nisso.

 

Boas festas! 

 

  *Economista e Mestre em Comunicação Social 

contato@abdonbarrettofilho.com.br 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.