Pular para o conteúdo principal

Câmara aprova mais recursos para o turismo e amplia FUNGETUR

 

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL -Os deputados aprovaram, durante a sessão desta quarta-feira (1), o projeto de Lei 2380/21, de autoria da Comissão de Turismo, que amplia as atividades financiáveis com dinheiro do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) até 31 de março de 2023.  

 

O substitutivo, elaborado pelo deputado Otavio Leite (PSDB/RJ), vai garantir que os recursos repassados aos agentes financeiros, mesmo que não utilizados em empréstimos e financiamentos, fiquem disponíveis para o setor. A matéria segue para o Senado. 

 

Na avaliação do presidente da Comissão, deputado Bacelar (Podemos/BA), a aprovação da matéria representa a valorização e reconhecimento do turismo brasileiro para recuperação da economia. “Conseguimos mostrar para o parlamento a importância de investir no turismo. O setor tem um potencial enorme de alavancar o país, gerar emprego, renda e atrair viajantes estrangeiros” disse Bacelar. 


Acesso facilitado

 

O parlamentar explica que o novo Fungetur vai facilitar aos empreendedores acesso ao crédito. Ele lembra que a principal reclamação do trade era a dificuldade de juntar todos os comprovantes e certidões exigidas pelos bancos e financeiras. Dos R$ 5 bilhões disponíveis para amenizar os efeitos da pandemia do coronavírus, apenas R$ 1,5 bi foram utilizados. 

 

“Era muito burocrático, mas agora as financeiras cadastradas não vão precisar mais exigir a apresentação de certidões negativas e garantia de receita, mesmo durante o período de calamidade, por exemplo.” explicou.  

 

Entre outros pontos, o projeto permite a utilização dos recursos para promoção turística, como publicidade e propaganda, e compra de veículos utilizados por guias. “Nosso potencial é imenso. É só olharmos para países vizinhos como Argentina, Uruguai.” 

 

Além disso, poderão ser financiadas as atividades de hospedagem, transporte, parques temáticos e outras já previstas na Lei 11.771/08; e infraestrutura turística. De 10% a 30% dos recursos serão reservados a ações de infraestrutura turística, devendo o saldo não utilizado em determinado ano ser destinado a essas atividades e à elaboração de planos diretores de turismo. 

 

Bacelar disse que a prioridade, agora, é aprovar o Marco Regulatório dos Jogos. O presidente, que também é coordenador do Grupo de Trabalho responsável por atualizar o PL 442/91, acredita que o relatório elaborado pelo deputado Felipe Carreras (PSB/PE) deverá ser apresentado na semana que vem.

 

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Bacelar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.