Pular para o conteúdo principal

Ministros de Turismo do Mercosul debatem unificação de protocolos e aprovam divulgação conjunta dos países

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL -Unificação de protocolos, estruturação de rotas e divulgação conjunta por meio de uma marca única. Esses foram alguns dos principais temas abordados na XXV Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul, que terminou nesta sexta-feira (22.10), em Recife (PE). O encontro, que contou com a presença de representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile (país associado), foi organizado pelo Ministério do Turismo do Brasil com a participação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

 

O evento contou com as presenças do ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado Neto; da ministra do Turismo do Paraguai, Sofía Montiel; do ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera; e do ministro do Turismo e Esporte da Argentina, Matías Lammens, que participou por videoconferência.

 

Várias medidas foram aprovadas durante o encontro, como a criação de uma marca única para o Bloco, a Visite a América do Sul, com o slogan “Um lugar, Vários mundos”. Também foi alinhado um pedido conjunto urgente para uma reunião dos ministros da Saúde para determinar protocolos sanitários unificados entre os países, além da liberação dos cruzeiros. Também ficou definido que será feita uma solicitação conjunta de audiência com o Papa Francisco para tentar o reconhecimento do Caminho dos Jesuítas na América do Sul como rota de turismo religioso.

 

A pauta ainda incluiu temas como a promoção turística conjunta, programas de investimentos, harmonização de protocolos de biossegurança, Turismo de Natureza e o Corredor Bioceânico. “Quando você junta Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai temos o maior endereço turístico do mundo. Nossos países são verticais, temos a maior variedade de fauna do mundo”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

 

O ministro ressaltou ainda a importância da conectividade nos destinos turísticos da América do Sul. “Sem internet, se você não puder acessar as redes sociais, você não tem turismo. Temos que lutar para que nossos atrativos tenham uma boa conectividade”, discursou.

 

Parceria

 

Presentes no Brasil para a primeira reunião presencial do Bloco após o início da pandemia, os ministros dos países vizinhos exaltaram a importância da parceria entre as nações para aumentar o fluxo de viajantes no continente.

 

“O grande desafio que temos agora é o de aumentar as frequências de voos. Os turistas que chegam ao Paraguai querem passar pela Argentina, percorrer o Uruguai e vir ao Brasil”, comentou Sofía Montiel, ministra do Turismo do Paraguai.

 

Para Tabaré Viera, ministro do Turismo do Uruguai, é preciso abrir as fronteiras dos países para o turismo, adotando protocolos sanitários e avançando na vacinação. “Essas reuniões são fundamentais para nossas atividades conjuntas em um setor tão importante para o desenvolvimento dos países”, disse.

 

Participando virtualmente da reunião, o ministro do Turismo e Esporte da Argentina, Matías Lammens, também salientou a necessidade do trabalho conjunto entre os países do bloco, além da diversidade do Mercosul. “Temos diferentes produtos para oferecer de diferentes pontos de vista. Atravessamos talvez o momento mais difícil da história do setor, mas estamos atravessando com muita inteligência e resiliência”, elogiou.

 

Foto: Ministros discutiram temas como corredor Bioceânico e protocolos 

sanitários unificados. Crédito: Roberto Castro/MTur


Por Rafael Brais

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.