Pular para o conteúdo principal

Ministro do Turismo debate a promoção do turismo no Brasil com embaixadores e cônsules

 

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL -O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou, na última quarta-feira (21.07), de um encontro virtual com embaixadores e cônsules de diversos países para debater a promoção do turismo nacional. Ao todo, estiveram reunidos cerca de 40 representantes diplomáticos das regiões das Américas, África, Europa e Ásia. Na ocasião, Machado Neto relatou iniciativas do governo federal para a atração de mais investimentos ao país, as ações de promoção e fortalecimento do setor e a tendência do ecoturismo no cenário pós-pandemia.

 

“O mundo todo vai querer turismo de natureza. E nada se iguala ao nosso Brasil. Temos vários países em um só, somos um continente. Temos um país belíssimo, onde o turismo pode se fortalecer com sustentabilidade, porque sem consciência ambiental, sem o meio ambiente integrado ao turismo, não há turismo”, declarou Machado Neto.

 

O ministro do Turismo ainda ressaltou o lançamento, na última semana, da campanha nacional de promoção do turismo em natureza, que retrata a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro diante do grande potencial do país neste segmento. “Escolhemos lançar essa campanha em um local ainda pouco conhecido, no Tocantins, que é o Parque Estadual do Cantão - e que o Brasil todo deve passar a conhecer. Banhado pelos rios Araguaia, Javaés e do Côco, o local tem uma beleza única: são cerca de 800 lagos, envolvendo a biodiversidade da Amazônia, do Cerrado e do Pantanal”, enalteceu.


Investimentos

 

Machado Neto também reforçou a importância de investimentos em infraestrutura turística na preparação dos destinos brasileiros para oferecer experiências ainda melhores aos visitantes. “É isso o que temos feito dia após dia. Temos mais de três mil obras de contratos vigentes no país e só no ano passado investimos R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura, um marco que nunca tinha acontecido”, apontou.

 

Também presente no encontro, Álvaro Garnero, embaixador do Turismo Brasileiro, demonstrou otimismo quanto ao crescimento do turismo interno. “Vamos ter a alegria de juntos, num futuro próximo, ver o Brasil sair desses 6 milhões [de turistas internacionais que chegam ao país], há 50 anos, para 20 a 30 milhões de turistas e encostar [a contribuição do turismo à economia] no agronegócio. Vai ser um grande orgulho”, comentou. “Já passei por 110 países, mas o ecoturismo que temos no Brasil eu não conheço em nenhum outro lugar do mundo”, acrescentou Garnero.

 

O cônsul honorário da Tanzânia, Jonathan Bittencourt, também destacou as belezas naturais do Brasil e defendeu a necessidade de mais investimentos nos parques nacionais, pontuando o exemplo dos Estados Unidos. “Aqui nos Estados Unidos, em qualquer lugar que você vai tem infraestrutura. Você vai em uma praia pequena ou grande, entra nos parques nacionais norte-americanos e você vê infraestrutura para que você desfrute daquele turismo”, disse.

 

O encontro virtual foi organizado pela Sociedade do Corpo Consular do Paraná, que agrega consulados localizados no estado. A instituição atua na interlocução com os setores público e privado, fomentando as relações entre os seus membros e as entidades brasileiras. 

 

Tocantins


 Ainda na quarta-feira, o ministro Gilson Machado Neto participou de um encontro com prefeitos da região Norte do Tocantins, no município de Colinas do Tocantins. O objetivo foi debater ações para fortalecimento do turismo na região e alinhar medidas para auxiliar o setor local a se preparar para a retomada das atividades turísticas.

 

O prefeito de Colinas do Tocantins, Dr. Kasarin, agradeceu a presença do ministro do Turismo. “Pela primeira vez na história de Colinas temos a presença de um ministro de Estado. Sabemos do potencial turístico de Colinas e região. Já apresentei várias demandas ao ministro Gilson Neto com relação ao que é mais importante para o desenvolvimento do turismo, que é a recuperação da TO-335. Estamos numa luta com ele e com o ministro Tarcísio, com o governador Carlesse, com o deputado federal Gaguim e com Osires Damaso. Agradecemos muito o empenho de R$ 9 milhões para criação do Parque Turístico de Colinas do Tocantins”, destacou.

 

O ministro do Turismo destacou o comprometimento do governo federal com a cidade de Colinas do Tocantins e reforçou a necessidade de investimentos em infraestrutura para facilitar os deslocamentos e alavancar o turismo na cidade, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico.

 

“Estamos em busca de soluções definitivas para a TO-335, como também ouvi atentamente a sua palavra, prefeito, da necessidade de instalar aqui na BR-153, a Belém-Brasília, uma iluminação, como também é necessário tirar as carretas dentro de Colinas, fazer um anel-viário, um entorno. Precisamos também de um aeroporto. Colinas tem um potencial turístico imenso. E Colinas precisa de um aeroporto que opere voos regionais. Tudo o que for necessário vamos lutar por esse aeroporto para que Colinas se instale, definitivamente, nas rotas das companhias para voos regionais”, destacou o ministro do Turismo.

 

Ainda em Colinas, Machado Neto concedeu entrevista para a rádio Líder FM Colinas 96,1 e falou sobre os avanços no setor de Turismo e o potencial para turismo do estado do Tocantins, principalmente para turismo de natureza, de forma sustentável.



 Fonte: Mtur

Por Amanda Costa

 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.