Pular para o conteúdo principal

15 curiosidades sobre Wimbledon



 

SÃO PAULO/ SP - BRASIL -Wimbledon é um universo à parte. É o campeonato de tênis mais emocionante do mundo - e o mais assistido também. O torneio normalmente começa na última semana de junho e se estende por 2 semanas na famosa arena de Wimbledon em Londres. Aqui vão 15 curiosidades sobre este evento tão especial.

 

1. O tênis é uma invenção britânica e Wimbledon é o torneio de tênis mais antigo do mundo - foi criado pelo All England Croquet and Lawn Tennis Club (AELTC) em 1877.

 

2. O nome do torneio vem da região onde ele acontece - Wimbledon, um distrito no sudoeste de Londres. Originalmente ficava próximo à Worple Road, mas mudou para o endereço atual na Church Road em 1922.

 


3. Os últimos tenistas britânicos a vencerem os torneios individuais de Wimbledon foram o escocês Andy Murray, em 2016 e Virginia Wade, em 1977.

 

4. A primeira transmissão televisionada do Torneio de Wimbledon aconteceu em 21 de junho de 1937, pela BBC.

 

5. As quadras são semeadas com 100% de grama azevém perene; é o único torneio do Grand Slam jogado em quadra de grama.

 

6. Os jogadores só podem usar roupas e acessórios de cor branca e não é permitido patrocínio ou propaganda em Wimbledon.

 

7. Comer morangos com creme em Wimbledon é uma tradição desde 1877, seguida tanto por jogadores quanto por expectadores. Durante o torneio são consumidos 34 mil quilos de morango e 10 mil litros de creme.

 

8. A arena principal só é utilizada durante o torneio; a única exceção foi em 2012, quando Wimbledon recebeu os jogos de tênis pelas Olimpíadas de Londres.



 

9. A tradição dos jogadores curvarem-se diante do Camarote Real acabou em 2003, a não ser que Sua Majestade A Rainha Elizabeth II ou seu filho, príncipe Charles, estejam presente.

10. A maior parte dos ingressos é disponibilizada através de sorteio prévio, mas nos dias do evento uma pequena parte dos ingressos também é colocada à venda a na bilheteria.

11. Os campeões recebem uma réplica que possui 3/4 do tamanho do troféu verdadeiro.

12. Os assistentes de quadra são chamados de BBGs (Ball Boys and Girls), trazidos de escolas de Londres. Candidatos são nomeados pelos professores e devem passar por testes físicos e escritos, entre outros. A idade média dos BBGs é 15 anos e mulheres só passaram a fazer parte em 1985.

13. A arena principal agora conta com um teto retrátil que ajuda a evitar atrasos por causa da chuva - algo que aconteceu muito no passado.

14. É possível fazer um tour com audio-guia em português pelo museu de Wimbledon em qualquer época do ano.

15. A arena de Wimbledon fica próxima ao Palácio de Hampton Court, onde é possível conhecer tudo sobre um esporte praticado pelo rei Henrique VIII no século 15, chamado Tênis de Verdade (Real Tennis).


Fotos: Divulgação

Fonte: Visit Britain

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.