Pular para o conteúdo principal

Ministro do Turismo discute o fortalecimento do cicloturismo em Minas Gerais

 


BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL -O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recebeu nesta quarta-feira (05.05) a deputada federal Greyce Elias e a subsecretária de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa. Na pauta do encontro esteve um projeto de fortalecimento do turismo de mountain bike e do cicloturismo no trajeto da Estrada Real que interliga o Circuito das Águas ao Circuito Trilha dos Inconfidentes, no estado de Minas Gerais. A expectativa é de que o projeto beneficie cerca de 1,2 milhão de cidadãos em mais de 30 municípios da região.

Gilson Machado Neto se colocou à disposição para apoiar o desenvolvimento do turismo local através do cicloturismo. “Contem conosco, aqui no Ministério do Turismo, para oferecer novas opções de atrativos turísticos aos visitantes, diversificando a oferta turística e atendendo a uma demanda por áreas culturais, que estimulem a conservação da nossa biodiversidade e, ao mesmo tempo, sejam fator de geração de emprego e renda nas comunidades em que o clicloturista passar”, destacou.

Acompanhando a reunião por videoconferência, o secretário de Turismo e Cultura de Caxambu e presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Circuito das Águas, Felipe Condé, destacou os benefícios da criação da rota entre o trecho dos Inconfidentes e o Circuito das Águas.

“Esses projetos conversam com a estratégia de conexão com a Trilha Transmantiqueira, que é um grande produto que temos para atividade ar livre, incentiva a saúde pública e o bem-estar através da valorização da convivência da família em ambientes naturais e trabalha a questão da valorização da economia verde porque este projeto também prevê a sustentabilidade”, explicou, ao citar o uso de madeira sustentável e placas solares.

A deputada Greyce Elias (MG), por sua vez, defendeu o potencial do turismo para alavancar a economia do país. “Eu creio que [o turismo] é um dos tripés para a retomada depois da Covid-19. Vamos precisar do turismo para fazer o Brasil gerar emprego, ter oportunidade e ao mesmo tempo dar qualidade de vida para as nossas famílias”, destacou.

Cicloturismo

A retomada do turismo no país deve seguir uma tendência mundial que é a maior procura por atividades em contato com a natureza e ao ar livre, fortalecendo o ecoturismo e o turismo de aventura, no qual se insere o cicloturismo.

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), apontou que, apenas em julho do ano passado, as vendas de bikes aumentaram 118% no Brasil se comparado ao mesmo período de 2019. Para lojistas, esse aumento se deu principalmente pela busca da população por soluções para evitar aglomerações no transporte público.

Os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, ICMBio, Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, com apoio de voluntários de todo o Brasil estão sinalizando, estruturando e promovendo trilhas de longo curso, que podem ser percorridas de bicicleta. O país conta, atualmente, com 3.500 km de trilhas sinalizadas. A meta é chegar a 10.500 km nos próximos anos e movimentar o turismo em mais 2 milhões de pessoas por ano.

Por Amanda Costa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.