Pular para o conteúdo principal

Com 30 anos, Mercosul tem desafio de implementar acordos comerciais

 


BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL -Há 30 anos nascia o Mercado Comum do Sul – Mercosul. Argentina, Paraguai e Uruguai assinavam então o tratado de Assunção para a formação de um bloco econômico. Hoje, especialistas apontam que o bloco está perdendo força e é preciso vontade política para alavancá-lo.

 

Dados da Confederação Nacional da Indústria mostram que o Mercosul é o parceiro comercial do Brasil que gera mais produção nos setores de automóveis, caminhões e ônibus, cerca de 430 mil vagas de empregos e movimenta R$ 66 bilhões.

 

A CNI destaca ainda que as regras do bloco estimulam o turismo entre os países do bloco e facilita que brasileiros possam empreender nas nações vizinhas.

 

Na avaliação de Renata Alvares Gaspar, doutora em direito internacional pela Universidade de Salamanca, na Espanha,  a entrada no Mercosul fez o Brasil se abrir.

 

Entre 2011 e 2020, o saldo comercial do Brasil com o Mercosul foi de cerca de US$ 55 bilhões.

 

Mas, a iniciativa ainda hoje encontra dificuldades. Em 2019, após 20 anos de negociações, foi assinado o tratado de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, mas que ainda não se concretizou. Em 2020, o Mercosul assinou um pacto de complementação econômica com o México, que também não avançou.

 

Na avaliação da CNI, o bloco trouxe muitos benefícios econômicos, mas é preciso avançar mais. Para Renata Alvares Gaspar, os desafios ainda são muitos.

 

Ao longo de 3 décadas houve avanços importantes. Como os acordos comerciais com os outros países da América do Sul, que formaram uma área de livre -comércio na região. O Estatuto da Cidadania,a circulação na fronteira e o passaporte comum são alguns desses avanços.



Nota de redação: Em 27 de setembro de 2000 nascia o Jornal Sierramar – Turismo no Mercosul, dedicado e especializado em divulgar e promover o turismo entre os países do bloco.


Foto: divulgação

Fonte: Agencia Nacional

https://agenciabrasil.ebc.com.br/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.