Pular para o conteúdo principal

Gastronomia mineira: 300 anos a serviço das delícias da boa mesa!

 


BRASILIA/DISTRITO FEDERAL -Esta quarta-feira (02/12) marca o aniversário de 300 anos de Minas Gerais, um dos principais berços da história e da cultura nacional. E, em uma data tão especial, nada melhor do que fazer uma imersão na trajetória de um dos atributos que ajudam a dar fama ao estado tanto no Brasil quanto no exterior: a sua rica gastronomia, que exibe influências indígenas, africanas e europeias e contribui para despertar o interesse de turistas pelo estado.

 

A possibilidade de ampliar o conhecimento sobre a culinária mineira é a proposta do Senac-MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). No dia do aniversário do estado, a entidade promove a live “Primórdios da Cozinha Mineira – 300 Anos à Mesa”, a partir das 17h (Acompanhe aqui). A transmissão abordará curiosidades a respeito de todas as fases gastronômicas de cinco macrorregiões de Minas, além de exibir o preparo de receitas típicas por alunos do Senac

 

Delícias


Ministro Marcelo Álvaro Antonio é mineiro e participou das comemorações dos 300 anos de Minas Gerais.
Foto Divulgação Twitter Ministerio do Turismo
 

As delícias da boa mesa mineira proporcionam um desfile de ícones como frango caipira, costelinha com ora-pro-nobis, leitão à pururuca, angu, tutu de feijão, couve refogada, canjiquinha, torresmo, e, claro, pão de queijo! O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, lembra que o MTur trabalha a criação de um programa nacional de valorização e desenvolvimento do setor por meio da gastronomia e frisa a importância da culinária mineira para a promoção do Brasil.

 

“Dados do Ministério do Turismo, por exemplo, mostram que a gastronomia mineira foi aprovada por mais de 97% dos estrangeiros que visitaram Minas Gerais em 2018. Estamos falando de um dos símbolos da identidade nacional e que tem um enorme potencial de reforçar a atração de turistas ao estado e ao Brasil como um todo. E a gastronomia ainda ajuda a movimentar a produção de comunidades rurais, contribuindo para a geração de emprego e renda”, observa.

 

Cidade criativa da gastronomia

 

Em 2018, a diversidade culinária mineira rendeu à capital do estado, Belo Horizonte, o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco. A conquista, também já alcançada no Brasil por Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), permite participar de projetos estratégicos e fomentar a indústria local de forma sustentável e inclusiva. As contempladas se comprometem a colocar a cultura no centro das ações de desenvolvimento, compartilhando as melhores práticas.

 

Origens

 

A história da cozinha tradicional mineira remonta aos séculos XVIII e XIX e a dois momentos distintos: o de escassez, no auge da mineração do ouro, e o de fartura, com a ruralização da economia regional. Os tempos difíceis impuseram a lógica do maior aproveitamento possível de alimentos, inclusive sobras, gerando saborosas composições de farofas e sopas com restos de carnes e verduras, que ainda compõem o cardápio contemporâneo regional.

 

Foto: Minas Gerais é conhecida por sua rica gastronomia, com influências indígenas, africanas e europeias. Crédito: Ricardo Cozo/Acervo Secult

Fonte: MiTur André Martins

Edição: Amanda Costa

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.