Pular para o conteúdo principal

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais retoma atividades nesta quinta-feira (05)


BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - Preparem os ouvidos e as palmas que uma das mais importantes orquestras do país está retomando às suas atividades. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais voltará aos palcos nesta quinta-feira (05.10), após sete meses sem apresentação presencial ao público devido à pandemia do novo coronavírus. O retorno ocorre obedecendo o protocolo de segurança sanitária desenvolvido pelo Instituto Cultural Filarmônica, que adequa o espaço das apresentações às medidas preventivas à Covid-19.

 

Neste recomeço, os instrumentistas receberão o público que adquiriu anteriormente o pacote de ingressos. Quem não comprou ingressos poderá assistir à apresentação no canal da Orquestra no youtube, a partir das 20h30. No repertório do concerto Maratona Beethoven estão clássicos de um dos mais influentes compositores da música clássica, Ludwing Van Beethoven: Marcha Zapfenstreich, Música para um balé de cavaleiros e a Sinfonia nº 6 em Fá maior.

 

Apoiada pelo Ministério do Turismo, a Maratona Beethoven foi criada em agosto, para substituir apresentações suspensas desde o final de março e compreende concertos que exploram tanto a obra camerística quanto sinfônica do grande gênio da música universal. O formato da Maratona permite à Filarmônica ocupar a Sala Minas Gerais gradualmente, com a segurança necessária contra a Covid-19 para músicos, equipe técnica e público.

 

A orquestra


Fundada em 2008, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística. Conduzida pelo seu diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, a Orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas.

 

O grupo recebeu numerosas menções e prêmios, entre eles o Grande Prêmio da Revista Concerto, em 2015; o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra Brasileira em 2012; e foi indicada como Melhor Grupo de Música Clássica do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA), em 2010. O CD Almeida Prado - obras para piano e orquestra, com Fabio Mechetti e Sonia Rubinsky, lançado neste ano pelo selo internacional Naxos, em parceria com o Itamaraty, está indicado ao Grammy Latino 2020.


 Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em foto de arquivo. Crédito: filarmonica.art.br 

 

Fonte:MTur - Victor Maciel


Edição: Amanda Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.